Uma das áreas que mais sofre com a falta de mão de obra qualificada no campo é a de Máquinas e implementos agrícolas e por isso mesmo o mercado tem sempre oportunidades para aqueles que se capacitam. Neste mês de fevereiro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com os sindicatos rurais oferece 214 treinamentos voltados para o trabalho na zona rural, gerando 2782 oportunidades de capacitação.
De acordo com a programação da entidade estão previstas duas turmas do treinamento de 40 horas em Operação e Regulagem de implementos agrícolas para preparo do solo (Ribeirão Cascalheira e Porto Alegre do Norte) e duas de Operação de tratores agrícolas (São Félix do Araguaia e Juruena), também com carga horária de 40 horas.
A programação pode ser alterada de acordo com a necessidade do parceria, por isso para confirmar se a turma será realizada, local do treinamento e se há vagas disponíveis entre em contato com os sindicatos rurais.
Para o presidente do Sistema Famato/Senar-MT, Rui Prado a contribuição do agronegócio no cenário econômico mundial de Mato Grosso é enorme e o papel do Senar-MT é contribuir com a evolução do setor. “É com novas tecnologias e conhecimentos que melhoramos a produção e a produtividade. A função do Senar-MT é levar conhecimento ao homem do campo”.
CAPACITAÇÃO – Em 2014 os treinamentos mais demandados ao Senar-MT foram de Operação de Tratores Agrícolas (77 turmas e 1001 pessoas capacitadas), Manutenção de Tratores Agrícolas (72 turmas e 936 pessoas capacitadas), Aplicação de agrotóxico utilizando pulverizador autopropelido (65 turmas e 845 pessoas capacitadas) e Operação e Regulagem de implementos agrícolas para preparo do solo (15 turmas e 195 pessoas capacitadas). O Plano Anual de Trabalho 2015 (PAT 2015) prevê 250 treinamentos só na área de mecanização.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).