A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Sindicato e Associação firmam parceria para realizar treinamentos do Senar-MT em Chapada

Post Image

Atualizar as técnicas de plantio e melhorar a produção de hortaliças são os principais objetivos da Associação de Horticultores Santa Edwiges, de Chapada dos Guimarães, ao firmar parceria com o Sindicato Rural do município. A parceria consiste em o sindicato oferecer treinamentos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) voltados para a Cadeia produtiva de Olericultura atendendo as 17 famílias que fazem parte da Associação.

 

De acordo com a presidente do Sindicato Rural de Chapada dos Guimarães, Deusimar Lima, a princípio foram acordados três treinamentos para a associação. Nesta semana (19 a 23 de janeiro) ocorreu a turma de Olericultura Básica e já estão programados o treinamento de Cultivo Protegido para Olerícolas, em fevereiro, e o de Olericultura Orgânica para o mês de março. "Não queremos parar por aí, estaremos demandando outros treinamentos no decorrer do ano", disse a presidente do sindicato.

 

"Percebemos que os parceleiros (dono de uma parcela de terra) estavam desestimulados, acredito que com estes treinamentos a horta Santa Edwiges seja revitalizada", afirmou Deusimar. "Queremos contribuir para a continuidade desse trabalho que começou há mais de 20 anos e não vinga por falta de conhecimento", avaliou.

 

De acordo com a presidente da Associação, Rosalina Luzia da Glória, conhecido popularmente como Rosa, a grande maioria das 17 famílias associadas tira o sustento da horta comunitária, que é cultivada em uma área de 2000 m2. "Minha mãe mesmo criou os cinco filhos com a renda dessa horta", enfatizou.

 

A produção da horta é agroecologica e especializada em folhagens como alface, couve e rúcula, na época das chuvas os agricultores também plantam beterraba e cenoura. "Vendemos apenas em Chapada. Temos clientes que vem de Cuiabá só para comprar nossas hortaliças", diz orgulhosa.

 

Entretanto, a pequena agricultora percebeu que a horta já não produz como antigamente. "A horta tem 26 anos, sei que precisamos trabalhar melhor a terra para garantir quantidade e qualidade dos produtos", afirmou. "A capacitação da mão de obra é a nossa esperança de melhoria", reforçou Rosa.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt)