Para o presidente do Sindicato Rural de Jaciara, Ereno Giacomelli, que produz cerca de 1.800 hectares de soja na região, no futuro só será possível produzir utilizando agricultura de precisão. “Se não fosse essa tecnologia o Brasil já estaria importando comida”, ressalta. Ele diz ainda que na região praticamente cem por cento dos produtores já utilizam a tecnologia.
A opinião de Giacomelli é validada pela palestra do professor José Paulo Molin, do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP) e pelo engenheiro agrônomo e Doutor em Ciências do Solo, Alan Acosta. “Em breve não teremos mais produtores praticando a agricultura convencional. As tecnologias serão cada vez mais avançadas”, enfatiza o professor Molin.
Depois de ver as palestras da noite desta terça-feira (20.01) sobre agricultura de precisão, umas das atividades do Projeto Soja Brasil, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Associação de Produtores de Soja (Aprosoja) e Canal Rural, que está passando pela cidade, o produtor José Antônio Brehm diz que precisa providenciar o equipamento para colocar na colheitadeira e começar a fazer os mapas de produtividade. “Já faço os mapas de fertilidade, mas é preciso avançar e investir não só em equipamentos, mas também na qualificação de mão de obra e na informação que tem que ser precisa”.
Informação. Este foi outro assunto que chamou a atenção dos produtores que participaram das palestras. Segundo o engenheiro agrônomo Alan Acosta em breve as propriedades terão um novo setor chamado tecnologia da informação que influenciará diretamente nas tomadas de decisões técnicas e financeiras. “A informação será considerada um insumo necessário para a produção, assim como, a semente e o fertilizante”.
O produtor Leonir Rugeri que planta cerca de 1.700 hectares de soja já está tendo dificuldades por não ter informações precisas para fazer o mapa de fertilidade. “Assim que avançarmos neste setor, acredito que dentro de no máximo cinco anos passaremos a ter o resultado que tanto esperamos que é a melhoria da produtividade e a queda nos custos de produção”.
Brehm acrescenta que quando fica sem internet em sua propriedade não consegue trabalhar. “Já é considerado um equipamento primordial para o trabalho cotidiano, mas não é só no setor de informação que precisamos para avançar, também necessitamos de pessoas que saibam trabalhar com os equipamentos e com a informação. Precisamos de mão de obra qualificada”.
Para atender essa demanda do produtor mato-grossense, o Senar-MT lança a qualificação em Agricultura de Precisão que inclui assuntos como operação de tratores agrícolas com tecnologia embarcada, regulagem e operação de implementos agrícolas para preparo e correção do solo com uso da tecnologia embarcada, regulagem e operação de implementos agrícolas para semeadora. Além destes, outros assuntos como manutenção e regulagem de colheitadeiras de grãos com tecnologia embarcada e aplicação de agrotóxico usando equipamentos autopropelido com tecnologia embarcada também serão abordados. Os interessados em mais informações devem procurar o Sindicato Rural de seu município.
SICAR – Na manhã desta quarta-feira (21.01) a carreta da Caravana Soja Brasil continua estacionada em Jaciara. As manhãs no Projeto Soja Brasil são sempre reservadas para a palestra da analista de meio ambiente da Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato), Lúcélia Avi e para a oficina com os instrutores do Senar-MT que orientam os produtores a fazer o Cadastro Ambiental Rural (CAR).
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).