A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Produtores de Querência estão otimistas com a safra 2014/2015

Post Image

O clima de boa expectativa para a safra de soja 2014/2015 marcou a passagem da Caravana Soja Brasil por Querência (724 km de Cuiabá). O presidente do Sindicato Rural do município, Gilmar Dell’Osbel é um dos mais otimistas. Ele acredita que esta colheita será melhor que a anterior. "Se tudo ocorrer dentro da normalidade teremos uma média de 56 sacas de soja por hectare em Querência, e alcançaremos cerca de 400 mil hectares de área plantada", analisa.

 

Na noite de terça-feira (13.01) cerca de 120 produtores rurais compareceram ao Centro de Tradições Gaúchas (CTG) do município para ouvir as novidades trazidas pela equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) sobre a Agricultura de Precisão. Em 2015 a instituição de ensino rural passa a ofertar um treinamento para qualificar a mão de obra para esta tecnologia. E na manhã desta quarta-feira (14.01) aconteceram as oficinas do Sistema Integrado do Cadastro Ambiental Rural (Sicar) na carreta Carrega Brasil.

 

Poucos produtores da região investem na área de Agricultura de Precisão, mas de acordo com o professor Jose Paulo Molin, um dos palestrantes da noite, não há como fugir da tecnologia. "Os produtores podem até adiar a implantação, mas para se manterem competitivos, com alta produtividade na mesma área, será preciso tecnificar  a produção", aponta.  

 

Querência é um município que passou por um processo de expansão da agricultura, com 23 anos de emancipação se orgulha em afirmar que é a 17ª economia do Brasil baseada na agricultura, a 10ª colocada quando se trata de Mato Grosso e o 6º maior produtor de soja do Estado. "Se o produtor souber tirar proveitos das uniformidades das propriedades, estudando as informações que as analises de fertilidade e de solo lhe dão, poderão intensificar a produção na mesma área", exemplifica.  

 

Para o engenheiro agrônomo e Doutor em Ciências do Solo, Alan Acosta, outro palestrante do evento em pouco tempo o insumo mais importante será a informação e as pessoas serão mais importantes que as máquinas. "Neste contexto o papel do Senar é de extrema relevância, pois será o suporte para a qualificação da mão de obra que opera a tecnologia".

 

O produtor rural Neuri Wink atua há 24 anos na região. Sua propriedade, a Fazenda Certeza, tem este ano uma área plantada de 1700 hectares de soja. Ele investe em milho safrinha e confinamento de gado também para diversificar a produção e ouviu atento a todas as informações repassadas pelos palestrantes. "A Agricultura de Precisão é uma tecnologia que veio para nos permitir sonhar com a otimização da produção, pois vontade a gente tem, mas nossos maiores empecilhos são os custos e as variáveis da produção", desabafa.

 

PROGRAMAÇÃO DO SOJA BRASIL PARA JANEIRO
Canarana – Quarta-feira (14)
Água Boa – Quinta-feira (15)
Campo Verde – Segunda-feira (19)
Jaciara – Terça-feira (20)
Alto Garças – Quarta-feira (22)
Alto Araguaia – Quinta-feira (22)
Alto Taquari – Sexta-feira (23).

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt