Para muitas pessoas o início de ano é época de fazer planos e buscar novas oportunidades. Para o trabalhador rural Wanderson da Silva, de Porto Alegre do Norte (1.120 Km de Cuiabá), não foi diferente. Ele é um dos 15 participantes do treinamento Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) ofertado pelo Sindicato Rural de Porto Alegre do Norte na semana de 12 a 17 de janeiro.
O município passa por transição na economia, antes baseada na pecuária e agora diversificada com a inclusão da agricultura na região e até mesmo no Sistema de Integração Lavoura-Pecuária, para aproveitar melhor a área.
Wanderson viu um cenário perfeito para progredir na profissão. "Trabalhava na região de Querência em outro grupo, fui convidado para trabalhar na Fazenda Piraguaçu, do Grupo Itaqueré, e estou em Porto Alegre do Norte há quatro meses", disse informando que atua com a pecuária, mas que na fazenda já está sendo implantado o Sistema Integração Lavoura-Pecuária (ILP).
O trabalhador conta que aceitou o emprego, mesmo com salário menor do que o anterior porque vislumbrou novas oportunidades a curto prazo. "A fazenda está criando uma nova área, a de confinamento, que vou coordenar. O treinamento do Senar-MT irá me auxiliar muito", avalia.
Para o pedreiro Moises Virgilio, o treinamento é a chance de se qualificar e encontar uma vaga de emprego nas fazendas em 2015. "Já trabalhei com pecuária e gostei muito do clima na fazenda. Acho que o curso do Senar vai me ajudar na hora da contratação", comentou.
De acordo com o instrutor Wellington Magalhães, credenciado junto ao Senar-MT o mercado de trabalho está em expansão e as oportunidades são melhores para aqueles que estão qualificados. "Em Mato Grosso temos a Embrapa agrosilvopastoril que serve de vitrine para a tecnologia IFPL. Os produtores estão cada vez mais investindo no sistema que possibilita rendimentos a curto, médio e longo prazo, sem abertura de novas áreas", explica.
A turma de Porto Alegre do Norte é bem eclética, são 13 homens e duas mulheres, alguns são universitários, outros já trabalham na área e outros querem uma chance de se tornarem trabalhadores rurais. Por isso o conteúdo programático do treinamento do Senar-MT prevê informações sobre Sistemas de produção: tradicional e integrado, Investimentos necessários, Índices de produtividade, Características da Pecuária, Características da Lavoura, Características da Floresta e ainda um Projeto de sistema integrado.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).