A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Agricultura de Precisão é uma discussão que chama atenção dos produtores rurais

Post Image

Mais de 100 produtores rurais de Porto Alegre do Norte (1120 km de Cuiabá) desconsideraram a insistente chuva que caiu  na noite desta segunda-feira (12.01) e prestigiaram a palestra de lançamento da Qualificação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) sobre Agricultura de Precisão. A segunda etapa do projeto Soja Brasil em Mato Grosso foi aberta em Porto Alegre do Norte ontem (12.01) e continua com mais um evento, hoje (13.01), em Querência (725 km da Capital).

 

A primeira etapa foi realizada entre os dias 24 de novembro a 08 de dezembro de 2014 e contou com mais 1500 participantes nos 10 municípios visitados pela Caravana. Além das atividades noturnas os produtores tiveram a oportunidade de sanar dúvidas durante as oficinas sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), promovidos pelo Senar-MT  que acontecem sempre no período da manhã na carreta Carrega Brasil.

 

O presidente do Sindicato Rural de Porto Alegre do Norte, Edio Brunetta, proprietário da Fazenda Piraguassu, do Grupo Itaquerê, afirmou que eventos como o Soja Brasil são de extrema importância para a atualização do conhecimento do produtor. "Nos sentimos honrados por um evento como este chegar ao nosso município", afirmou. De acordo  com Brunetta a região passa por uma transformação na produção, antes baseada na pecuária, mas que há cerca de 10 anos começou a investir na sojicultura e junto com ela viu o desenvolvimento  chegar. "Por isso, o tema Agricultura de Precisão agradou tanto o público".

 

MUNICÍPIO – A agricultura familiar é forte na região, o município de 28 anos de emancipação possui 13 mil habitantes. Deste total, 300 famílias estão em assentamentos.  A maioria da população, 52%, mora na Zona Rural. A economia marca o cultivo de 23 mil hectares de soja ao ano e registra 250 mil cabeças de gado. A Fazenda Piraguassu, maior propriedade da região, emprega 300 pessoas e sozinha produz 9 mil hectares da oleaginosa e cria 22 mil cabeças de gado, além de manter um armazém de grãos na cidade.  "Nossos maiores desafios são de infraestrutura, principalmente manutenção das estradas e a regularização fundiária, a região sofre pressão de demarcações de terras indígenas, parques ecológicos e populações tradicionais", destacou Brunetta.

 

Também participou da atividade o presidente eleito do Sindicato Rural que tomará posse no mês de fevereiro, Marcelo Rodrigues.  Ele lembrou que o tema Agricultura de Precisão é a garantia do futuro da atividade para o produtor, que esta cada vez mais em busca de pessoas qualificadas para atuarem na área.

 

"Neste assunto o Senar-MT e o Sindicato Rural tem colaborado muito para o desenvolvimento da região, no ano passado o Sindicato realizou 139 treinamentos do Senar-MT no município, capacitando 2.085 pessoas. A área mais procurada foi de Mecanização Agrícola",  destaca o presidente.


PROGRAMAÇÃO DO SOJA BRASIL PARA JANEIRO
Canarana – Quarta-feira (14)
Água Boa – Quinta-feira (15)
Campo Verde – Segunda-feira (19)
Jaciara – Terça-feira (20)
Alto Garças – Quarta-feira (22)
Alto Araguaia – Quinta-feira (22)
Alto Taquari – Sexta-feira (23).

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt