Durante toda esta semana os supervisores de projetos da Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) participam de capacitações oferecidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). Na segunda-feira (5) e terça-feira (6) foi ministrado o treinamento Qualidade de Vida no Trabalho. Já nesta quarta-feira (7) começa o de Segurança no Trabalho – NR 31.8 – Capacitação para Trabalhador com Agrotóxico.
Estes dois treinamentos estão na lista dos mais demandados junto ao Senar-MT. Além destes, os de Espaço Confinado (NR 33) e Trabalho em Altura (NR 35) também fazem parte desta lista dos mais procurados. De acordo com o analista de projeto do Senar-MT, responsável pelo programa Soja Plus, Eduardo Silveira todos os participantes estão envolvidos com o programa Soja Plus. Ele conta ainda que a ideia é proporcionar outras capacitações relacionadas para a área de saúde e segurança no trabalho para este grupo.
O Soja Plus é um programa de melhoria contínua da Soja Brasileira, organizado pelo Senar, Aprosoja e Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). Uma das metas deste programa é se tornar o maior programa de gestão de propriedade rural do país e preparar o produtor para atender as demandas de forma mais sustentável do ponto de vista econômico, social e ambiental.
Esta capacitação é fruto da parceria entre a Aprosoja e o Senar-MT. O objetivo deste treinamento é que cada vez mais produtores do Estado façam a adesão ao programa Soja Plus, que fomenta práticas de sustentabilidade nas propriedades quanto aos aspectos econômico, social e ambiental.
No início da capacitação, os cinco supervisores da Aprosoja-MT obtiveram informações sobre as diversas modalidades de contrato de trabalho no campo, exames necessários no momento da admissão, implicações sobre contratação temporária, entre outros temas. O propósito é alertar os produtores sobre o que a legislação exige. “Nosso papel é demonstrar ao produtor o que é correto, dizer a ele o que a lei determina para que tomem a melhor decisão”, ressalta a analista de projetos do Soja Plus, da Aprosoja, Cristiane Sassagima Neves.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt)