A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Lançamento da qualificação de agricultura de precisão pelo Senar-MT mobiliza produtores

Post Image

Com uma área plantada de aproximadamente 300 mil hectares, Campos de Júlio (597 km de Cuiabá) se destaca quando o assunto é agricultura de precisão (AP). O presidente Sindicato Rural, Sérgio Barbieri diz que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) fez  a escolha certa quando optou pelas palestras sobre AP para a Caravana Soja Brasil. "É o assunto do momento e os produtores da região estão muito interessados em conhecer melhor e qualificar seus colaboradores".

 

Para um público de mais de mais de 70 produtores rurais, o engenheiro agrônomo Carlos Henrique Augusto, que também é coordenador de Agricultura de Precisão na Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, falou sobre o assunto. Em seguida foi a vez do engenheiro agrônomo Alan Acosta, doutor em Ciências do Solo pela Universidade de Santa Maria (UFMS) e CEO (Chief Executive Officer) da empresa Drakkar, falar sobre tecnologia embarcada.

 

Atenta, a platéia buscava informações e assimilou tudo o que foi apresentado. Tiago Martins Coniran, de 28 anos, segunda geração de uma família de produtores rurais da região, conta que a sucessão familiar aconteceu naturalmente na empresa rural, pois a família dele sempre se mantém informada. Ele avalia que as palestras trouxeram dados que irão lhe ajudar a ampliar os leques de opções para utilização da AP. Há dois anos utilizando a tecnologia, o produtor destaca que uma das principais dificuldades ainda é encontrar máquinas que atendam as necessidades da propriedade. "Ainda temos que improvisar e adequar muita cois. Estamos sempre em busca de novas alternativas".

 

Por outro lado, nestes dois anos, Tiago já identificou muitas vantagens como principais a redução de operações, de custos, de insumos e do custo fixo da fazenda. "Porém temos que investir na qualificação e capacitação dos colaboradores para que eles possam utilizar tudo o que os equipamentos e implementos agrícolas podem oferecer".

 

É para atender essa necessidade que o Senar-MT lança a qualificação em Agricultura de Precisão que conta com cinco novos treinamentos. "Os interessados devem procurar informações no sindicato rural de seu município", orienta o superintendente da instituição de ensino rural  de Mato Grosso, Tiago Mattosinho.

 

O produtor rural, Darci Vargas, revela que dá os primeiros passos na utilização da tecnologia de AP. No ano passado plantou apenas uma parte de área de sua propriedade utilizando a tecnologia. Viu as vantagens e, este ano, resolveu plantar toda a área utilizando a AP. "Estou otimista", antecipa. "Saber que o Senar-MT está oferecendo treinamentos para qualificar profissionais para esta área me deixa mais tranquilo, porque mão de obra ainda é uma dificuldade para quem opta pela agricultura de precisão".

 

De acordo com o presidente do Sindicato Rural, a produção na região é bastante tecnificada. "Somos privilegiados. Já temos a segunda geração de produtores trabalhando e aplicando o que aprenderam na faculdade. Temos muitas famílias que mandaram os filhos estudar em outros estados. Eles se especializaram em vários assuntos e estão aplicando o que aprenderam nas propriedades. A sucessão familiar é natural em nosso município". Barbieri aponta ainda que a terra é boa em toda a região. "Onde é ruim estamos investindo e trabalhando para torná-la agricultável e de boa qualidade. O Senar-MT tem contribuído muito para este processo, qualificando e capacitando os trabalhadores e produtores rurais".

 

Ele elogiou o último ano de atuação do Senar-MT e destacou que os cursos mais demandados em 2014 foram os de Normas Regulamentadoras (NRs) 31.8, 33 e 35. "Os treinamentos na área de máquinas e implementos agrícolas também foram bastante demandados". Para 2015 as solicitações por treinamentos não mudam muito. O presidente do Sindicato conta que o Ministério do Trabalho fez muitas fiscalizações no município em 2014 e a exigencia da capacitação dos trabalhadores em NRs ocorre anualmente. "Em Campos de Júlio temos grupos grandes, então a demanda por este tipo de capacitação tem crescido a cada ano".

 

Dirceu Martins Comiram que, além de produtor rural, também é prefeito de Campos de Júlio acrescenta que a região tem outras dificuldades como logística e falta de mão de obra qualificada. "Receber o projeto Soja Brasil é a oportunidade que temos de mostrar para o Brasil o potencial do nosso município".

 

PROGRAMAÇÃO  – Na manhã desta quinta-feira (27), acontece em Campos de Júlio entre às 7h30min e às 13h as oficinas do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), para sanar prováveis dúvidas dos produtores rurais. Toda a programação é oferecida gratuitamente aos participantes.

 

Nesta primeira etapa, que acontece entre os dias 24 de novembro e sete de dezembro, o Soja Brasil já passou por Primavera do Leste e depois de Campos de Júlio a Caravana segue para Sapezal, Campo Novo do Parecis, Tangará da Serra, Nova Mutum, Tapurah, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Vera. 

 

Para mais informações sobre o Soja Brasil ligue no sindicato rural do seu município.

 

PROJETO  – O Soja Brasil tem coordenação técnica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e consultoria de Safras & Mercado. A iniciativa tem o patrocínio de Basf e Mitsubishi Motors. O apoio é de Intacta, Yara Brasil Fertilizantes e MAN Latin America. A etapa de Mato Grosso do Projeto Soja Brasil é uma realização do Canal Rural, da Aprosoja Brasil, da Aprosoja-MT e do Senar-MT, com o apoio local dos sindicatos rurais dos municípios que estão na rota da caravana.

 

Acompanhe o Canal Rural: Na TV: são 18 horas diárias de jornalismo, entretenimento e shopping rural. O conteúdo pode ser assistido pelos canais 135 e 185 da NET, 159 da SKY, 112 da Claro TV, pelas operadoras NEO TV, pela parabólica (banda C) ou em tempo real pela Internet, no site www.canalrural.com.br

 

Na web: www.canalrural.com.br – noticiário completo sobre agronegócio e vida no campo e c2rural.com.br – transmissão de leilões e eventos como congressos, seminários e premiações.

 

Nas redes sociais: www.facebook.com/canalrural|www.twitter.com/canalrural