A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Sistema Famato/Senar participa da discussão sobre o tema: “Agrotóxicos e Direitos Humanos”

Post Image

A quinta-feira (20.11) foi de muitas discussões no III Congresso Amazônico de Desenvolvimento Sustentável. O evento aconteceu  na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e teve o consultor em Agronegócio Xico Graziano como representante do Sistema Famato/Senar no painel sobre "Agrotóxico e Direitos Humanos" . O evento contou ainda com a  presença de representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).

 

Graziano falou  sobre a utilização dos defensivos agrícolas e sobre a evolução das moléculas utilizadas em alguns produtos. Ele elogiou os produtores mato-grossenses e ressaltou que o estado tem agricultores modernos e que estão em busca de novas tecnologias para melhorar a qualidade,  produtividade e preservar o meio ambiente. Admitiu que ainda há problemas mas que não se pode fazer das exceções, as regras. 

 

Graziano é engenheiro agronômo e conta que participou de várias lutas como a da aprovação do receituario agronômico. “Alguns produtos estão na quarta geração.  Já temos no mercado molécula biodegradáveis e eu considero isso uma grande evolução”.

 

Além de Graziano representando o Sistema Famato/Senar, ainda participaram  do painel este painel Wanderlei Pignat representando a UFMT e Leticia Rodrigues,  a Universidade Federal do Parana (UFPR).

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Facebook. Curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).