Começa nesta quarta-feira (19), em Cuiabá, o III Congresso Amazônico de Desenvolvimento Sustentável. O evento acontece na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e conta com a presença de importantes palestrantes que virão para Cuiabá conversar sobre os mais diversos temas. A programação é intensa e os interessados podem conferi-la no link abaixo: http://congressoamazonico2014.eventoamazonia.com.br/programacao-do-congresso/
Para representar o Sistema Famato/Senar num painel que terá como tema central "Agrotóxico e Direitos Humanos" estará presente o consultor em organização, marketing de agronegócios e sustentabilidade, Xico Graziano. Este painel será realizado no Centro de Pesquisa do Pantanal, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a partir das 8 horas da manhã desta quinta-feira (20.11).
Graziano falará sobre utilização dos defensivos agrícolas e também sobre a evolução das moleculas utilizadas em alguns produtos do setor. Ele ressalta que Mato Grosso é um estado onde se encontra produtores modernos e que os produtores estão em busca de novas tecnologias. "Meu objetivo é contar um pouco da história da utilização de defensivos nas lavouras e falar sobre a evolução que houve ao longo dos anos".
Além de Graziano representando o Sistema Famato/Senar, ainda participam deste painel Wanderlei Pignati que representará a UFMT e Leticia Rodrigues, da Universidade Federal do Parana (UFPR). A debatedora será a juiza do trabalho Carla Reita Faria Leal.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. Curta a Fan Page do Senar-MT no facebook (www.facebook.com/SenarMt).