Com objetivo de agregar valor à produção de leite, há cerca de 40 dias, oito mulheres da Cooperativa de Pequenos Produtores Rurais de Campinápolis decidiram se unir e beneficiar o produto para vender nos mercados da região. O primeiro lote de doces de leite já foi negociado e agora elas já se organizam para preparar o segundo lote. “Nos reunimos todo sábado para discutir as ações da cooperativa”, informa Analice Rosa, responsável pela divulgação do produto.
Analice também é mobilizadora do Sindicato Rural de Campinápolis e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) organizou turmas de capacitação para assentados do Projeto de Assentamento (PA) Santa Cruz, conhecido como 3S. “Já foram realizados vários treinamentos no local, inclusive o de Associativismo e Cooperativismo e o de Produtos de Derivados do Leite, que impulsionaram o nosso projeto”, conta.
A atividade econômica do assentamento é a produção de leite, que é praticamente toda vendida para a Cooperativa dos produtores se leite de Campinápolis (Campileite), entretanto após os treinamentos do Senar-MT surgiu a ideia de produzir doce de leite e aumentar a renda das cooperadas. “Neste primeiro lote produzimos 340 potes dos sabores tradicional doce de leite com chocolate e o doce de leite com coco. Pensamos na marca 3S para identificar de onde vem o produto e colocamos um rótulo bonito”, revela Analice.
O município inteiro está envolvido de alguma foram com o projeto. “Fechamos parceria com o Sindicato Rural, com a Campileite, o Indea e a Empaer”, explica. “Estamos vendendo cada pote a R$7. A Campileite se comprometeu a vender alguns potes pelo mesmo valor e nesta semana estamos trabalhando para inserir os doces nas prateleiras dos mercados da cidade. Alguns já disseram que pretendem acrescentar cerca de 25% no preço final”.
A mobilizadora lembra que as mulheres envolvidas estão empolgadas com o projeto e o trabalho segue a todo vapor. “O assentamento possui 78 famílias e depois que o projeto saiu do papel algumas já pediram para fazer parte da produção e comercialização dos doces de leite”.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Facebook. Curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).