A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Último Mutirão Rural da Cidadania de 2014 será na região Médio Norte

Post Image

Tudo pronto para a última rodada do Mutirão Rural da Cidadania de 2014. De acordo com o supervisor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), João Vargas, responsável pelo programa no Estado serão realizados 10 eventos em nove municípios da região Médio Norte do Estado, no mês de novembro. "Realizaremos dois mutirões em Campo Novo do Parecis, um na Aldeia Bacaval para atender a população indígena e outro na cidade", revela.

 

Além de Campo Novo, vão receber os serviços gratuitos e as atividades recreativas do programa Cláudia, Lucas do Rio Verde, Ipiranga do Norte, Tapurah, Alto Paraguai, Diamantino e Tangara da Serra. Leia o cronograma no final do texto. Lembrando que a programação pode sofrer alterações conforme necessidade dos parceiros.

 

O Mutirão Rural da Cidadania é realizado pelo Senar-MT em parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) e sindicatos rurais. "Até agora já realizamos 77 mutirões. Registramos cerca de 122 mil atendimentos que foram ofertados para mais de 14 mil pessoas", conta o supervisor.

 

O programa proporciona o exercício da cidadania nas regiões mais isoladas do Estado. Em cada edição são ofertados serviços gratuitos como a confecção de documentos, entre eles a emissão de Carteira de Identidade (RG), Carteira de Trabalho, Cartão SUS, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), além de atendimentos médicos, teste de glicemia, entre outras atividades.

 

"A população indígena teve atendimento prioritário em 2014. Realizamos no mês de março e maio 12 mutirões, atendendo exclusivamente a população indígena. No mês de julho houve mais dois eventos em aldeias, totalizando 14 mutirões para esta população, beneficiando 2.817 indígenas com 38.722 atendimentos e agora preparamos mais um mutirão para atender o povo Paceris. São 13 aldeias no município", lembra Vargas.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. Curta a Fan Page do Senar-MT no facebook (www.facebook.com/SenarMt).

 

PROGRAMAÇÃO NOVEMBRO –  (SUJEITA A MUDANÇAS)

 

10.11 –  Cláudia

11.11 – Lucas do Rio Verde

13.11 – Ipiranga do Norte

14.11 – Tapurah

18.11 – Campo Novo do Parecis – Aldeia Bacaval

19.11- Campo Novo do Parecis – sede

21.11 – Alto Paraguai

22.11 – Diamantino

24.11 – Tangara da Serra