A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Sindicatos de Primavera do Leste e Campo Novo do Parecis recebem kit para programa

Post Image

Os presidentes dos sindicatos rurais de Primavera do Leste, José Nardes, e de Campo Novo do Parecis, Alex Utida, receberam nesta quarta-feira (29.10) três kits para a prática de Equoterapia. Cada kit é composto por três selas, seis casquetes (capacetes para equitação), três mantas e uma placa de identificação do projeto Equoterapia desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em pareceria com sindicatos.

 

Em Primavera do Leste, o sindicato rural construiu dentro do Parque de Exposição o Centro de Equoterapia Sela do Saber e conta com apoio de voluntários para desenvolver o projeto do Senar-MT. São realizadas 60 atendimentos por mês. “É uma parte social que o Sindicato realiza no município. Temos o Parque de Exposições com uma área bem grande, temos a parceria com os produtores e agora esses kits do Senar-MT o projeto irá funcionar melhor ainda. Fortalece nosso trabalho e colabora com uma assistência melhor para essa comunidade carente que precisa de tratamento”, disse Nardes. 

 

Já em Campo Novo do Parecis a parceria é com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e atende 40 crianças. “Temos uma contrapartida social muito grande e esse projeto juntamente com a APAE é muito bonito, porque muda a vida de muitas pessoas que realmente precisam. Quando a gente vê o desenvolvimento delas através da Equoterapia é muito emocionante. É uma grande honra”, afirmou Utida.

 

De acordo com o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho, o projeto de Equoterapia tem promovido a integração da instituição com na sociedade. “Já contamos com 12 parceiros em Mato Grosso. Em 2013 foram feitos mais de 10 mil atendimentos gratuitos para crianças carentes, jovens e adultos com necessidades especiais. Até agora foram realizados 6859 atendimentos por meio do projeto”, cita.

 

EQUOTERIA – A terapia com o auxilio de cavalos é indicada para pessoas com disfunção motora, cognitiva, sensorial e psicológica. Não é utilizada como terapia substitutiva, mas sim como um recurso que tem o objetivo de potencializar o processo de reabilitação e habilitação. É uma técnica que torna o tratamento agradável, efetivo e de melhor aceitação por parte das crianças ou adultos com necessidades especiais. A Equoterapia é uma forma alternativa de tratamento que tem o objetivo responder aos anseios e limitações dos demais métodos de tratamento.

 

Para desenvolver a equoterapia e atender as necessidades dos praticantes é preciso uma equipe multiprofissional que atue de forma interdisciplinar para obter os melhores resultados. Para o praticante há vários benefícios. Dentre eles a melhora no desenvolvimento neuropsicomotor dos pacientes, aumento da autoestima, melhora no convívio social, concentração, postura e independência dos pacientes.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).