A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Palestrantes do Sicar encontram sindicato em festa

Post Image

A equipe do ciclo de palestras de orientação sobre o Sistema Nacional de Cadastro Ambiental (Sicar), formada por representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), chegou em um momento de festa para o Sindicato Rural de Nova Bandeirantes. “Conquistamos nosso Registro Sindical”, comemorou o presidente do sindicato, Andelino Rossi. Leia mais http://www.sistemafamato.org.br/portal/sindicatos/noticia_completa.php?codNoticia=235547

 

O presidente conta que a procura por informações sobre o Sicar é grande no sindicato, o que mostra o interesse dos produtores rurais de trabalharem dentro da legalidade. Ele contou no evento realizado nesta quarta-feira (22.10), na Câmara de Vereadores de Nova Bandeirantes que o mobilizador do sindicato José Paulo foi até Cuiabá participar de um treinamento sobre o Sicar. “E estamos fechando uma parceria com a prefeitura de Nova Bandeirantes para esclarecer as dúvidas dos produtores que nos procurarem para falar sobre o novo CAR”, afirmou Andelino.

 

Esta foi a terceira palestra da primeira rodada do Sicar. Para o produtor Ancelo Neiverth, que cria gado há mais de 30 anos, as informações repassadas são extremamente importantes. “Muitas vezes temos dúvidas sobre compensação de áreas, migração da inscrição, se uma área adquirida de vários outros vendedores tem passivo e precisamos de ajuda para fazer o cadastro certinho”, conta.

 

O vice-presidente da Famato Região I, Arnaldo de Campos lembrou as ações desenvolvidas pelo Sistema Famato (Famato, Imea, Senar e sindicatos rurais). “Lutamos  muito pela aprovação do Novo Código Florestal e agora chegou o momento de fazermos o Cadastro Ambiental Rural e usufruirmos os benefícios trazidos pelas novas regras”, analisou.

 

Para orientar o produtor o Sistema Famato está colocando em prática um grande projeto, onde está inserido o ciclo de palestras. “Instrutores do Senar-MT e gerentes sindicais já foram capacitados para mais um mutirão que acontecerá dentro do Projeto Soja Brasil que deve acontecer em novembro e janeiro”.

 

A analista de Meio Ambiente, Lucélia Avi, destacou que no último final de semana a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) começou a fazer a migração da base de dados dos cadastros rurais do estado para a base federal. “Tanto os processos que estão em análise quanto os que já estão com títulos emitidos serão migrados. Apenas os cadastros que foram reprovados não serão migrados. Daí sim será necessário realizar a inscrição no Sicar”.

 

A consulta da situação do imóvel é feita pelo número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) só depois será possível emitir o recibo com o número de inscrição do CAR. O prazo para inscrição no CAR se encerra no dia 6 de maio de 2015. “Orientamos que o produtor não deixe para a última hora para fazer o CAR do seu imóvel”, reforça Lucélia.

 

“Ainda esperamos a implantação dos Programas de Regularização Ambiental (PRA)”, antecipa Lucélia. Segundo ela é o PRA que traz os benefícios conquistados no novo Código Florestal no que diz respeito à regularização dos passivos ambientais para as propriedades que possuem Reserva Legal, Área de Preservação Permanente, e outras.

 

Nesta quinta-feira (23.10) a palestra será em Cotriguaçu. Abaixo a programação completa desta primeira rodada do ciclo de palestras sobre o SICAR.

 

Sindicato Rural

Data

Horário

Dia da Semana

Cotriguaçu

23/out

19h

quinta-feira

Juruena

24/out

19h

sexta-feira

Aripuanã

27/out

19h

segunda-feira

Castanheira

28/out

19h

terça-feira

Juina

29/out

19h

quarta-feira

Brasnorte

30/out

19h

quinta-feira

Juara

31/out

19h

sexta-feira

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).