A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Senar reúne gestores do Pronatec em encontro nacional

Post Image

Começa nesta quarta-feira (22.10) e vai até sexta-feira (24.10) o encontro do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) que reúne gestores e técnicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O Senar de Mato Grosso é uma das poucas regionais que conta com três representantes participando do evento. O objetivo é debater a primeira fase, de 2011 a 2014, e apresentar para as Regionais a estratégia do Ministério da Educação (MEC) para a segunda fase, de 2015 a 2018, lançada em junho pelo Governo Federal.

 

A coordenadora nacional do programa no SENAR, Janei Cristina Resende explica que o encontro é fundamental para alinhar o entendimento, sincronizar as informações e preparar a instituição para esta próxima etapa. Segundo ela, a intenção do SENAR é ampliar a participação da entidade no conjunto de ações do Pronatec. O processo de pactuação de vagas do MEC para 2015 está previsto para o mês de novembro.

 

Este ano, o Pronatec do SENAR já atendeu mais de 40 mil alunos em cursos com carga horária mínima de 160 horas e, com a expansão dos projetos na área de assistência técnica e extensão rural, o SENAR ampliou o portfólio do programa com mais um curso, o de Assistente de Planejamento e Controle de Produção. A capacitação foi solicitada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), novo demandante do Pronatec.

 

O Programa de Assistência Técnica e Gerencial com Meritocracia foi criado pelo Sistema CNA/SENAR, buscando sanar uma lacuna existente no Brasil, no que diz respeito à prestação de serviços de consultoria e difusão de conhecimentos ao produtor rural. Segundo dados do Censo Agropecuário de 2006, do IBGE, apenas 9,32% dos produtores receberam visitas regularmente. “Diante desse cenário, aproveitamos o curso de Assistente de Planejamento e Controle de Produção do Pronatec e o formatamos com conteúdos de ATER, com a finalidade de atendermos essa demanda com a qualificação de profissionais nessa área”, afirma a coordenadora de Capacitação em Assistência Técnica do SENAR, Janete Lacerda de Almeida.

 

Segundo Janete, para participar do curso Assistente de Planejamento e Controle de Produção, os jovens interessados devem estar cursando o último ano de algum curso técnico, como Técnico Agrícola, em Agroecologia, em Agronegócio, em Agropecuária ou técnico em Zootecnia. “O curso proporcionará a esse público um modelo de assistência técnica associado à consultoria gerencial, onde os jovens terão a oportunidade de se tornarem técnicos de campo em uma área que demanda pessoas qualificadas”.

 

Além da carga horária voltada para atividades práticas em campo, o Pronatec do SENAR tem um diferencial, o módulo Empreender no Campo, que dá aos estudantes noções de empreendedorismo e gestão da propriedade. De 2012 até o momento, mais de 90 mil jovens foram capacitados pelo Pronatec do SENAR em parceria com Ministérios e Secretarias Estaduais de Educação.