A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Ciclo de palestras alerta sobre importância do cadastro ambiental

Post Image

Guido Gusi é pecuarista há 32 anos. Nas fazendas Sonho meu e Pai herói, em Nova Monte Verde, cria 4 mil cabeças de gado da raça nelore. Para ele a maior dificuldade da atividade é a legislação ambiental. Acompanhou as discussões do Novo Código Florestal e agora está em busca de informações de como proceder no novo Sistema Nacional de Cadastro Ambiental (Sicar).

 

Ele aproveitou a palestra de orientação sobre o novo Sicar realizado no auditório da Câmara de Vereadores na noite de segunda-feira (20.10) para sanar algumas dúvidas. O evento foi promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e o Sindicato  Rural de Nova Monte Verde. “Aqui encontrei informação gratuita, correta e precisa de pessoas que estão acompanhando de forma técnica o assunto. Espero que ocorram mais vezes reuniões como esta para solucionar nossos problemas e que cada vez mais os companheiros fiquem mais esclarecidos”.

 

O vice-presidente da Famato Região 1, Arnaldo de Campos, prestigiou o evento. Ele revela que esta é mais uma ação conjunta da Federação e do Senar-MT para atender a uma demanda do produtor rural. “Muitas vezes os nossos produtores são excelentes da porteira para dentro, mas precisam ficar atento da porteira para fora”, alerta. “Esta palestra faz parte de um projeto grande das instituições. O Senar-MT e a Famato já realizaram treinamentos do Sicar com instrutores, gerentes sindicais, e está preparando mutirões com carretas para levar essas informações para todos os cantos do Estado”

 

A analista de Meio Ambiente da Famato, Lucélia Avi, que ministrou a palestra no encontro fez uma comparação entre o antigo CAR e o Laudo Ambiental Único (LAU) e o novo SICAR. Explicou como o produtor deve fazer a adesão ao novo cadastro e reforçou o limite do prazo.  “Independente do tamanho da área todo produtor precisa fazer o cadastro até maio de 2015”. Ela destaca que o CAR será o documento de regularidade ambiental do produtor. “Sem ele será impossível acessar créditos financeiros, vender animais para frigoríferos ou grãos para as trades”.

 

A analista apontou os novos desafios do Sistema Famato pós implantação do novo sistema: Adequação da Legislação Estadual ao Novo Código Florestal; Implantação dos Programas de Regularização Ambiental; Analise e tramitação dos processos administrativos; e Regularização das propriedades com início/término da análise e finalização dos procedimentos administrativos.

 

Para o presidente do Sindicato Rural de Nova Monte Verde, Nério de Assis, a palestra no município foi de suma importância. “A maior inimiga do pecuarista é a desinformação. Temos que combatê-la para não sermos penalizados no futuro”, avaliou. “Esse movimento  todo que o Sistema Famato faz para levar a informação ao produtor é fundamental para a atividade agropecuária e quem sai ganhando é o próprio produtor”.

 

Nesta terça-feira (21), a palestra será em Apiacás. Veja a programação desta primeira rodada do ciclo de palestras sobre o SICAR.

 

Sindicato Rural

Data

Horário

Dia da Semana

Apiacas

21/out

19h

terça-feira

Nova Bandeirantes

22/out

19h

quarta-feira

Contriguaçu

23/out

19h

quinta-feira

Juruena

24/out

19h

sexta-feira

Aripuanã

27/out

19h

segunda-feira

Castanheira

28/out

19h

terça-feira

Juina

29/out

19h

quarta-feira

Brasnorte

30/out

19h

quinta-feira

Juara

31/out

19h

sexta-feira

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).

 Fonte: Gecom Senar-MT