Faltam poucos dias para o fim das inscrições do 4º Concurso Fotográfico do Sistema CNA/SENAR. A seleção irá premiar as 24 melhores fotografias enviadas até o dia 24 de outubro com o tema Jovens Rurais no Desenvolvimento do Agronegócio. O prêmio será individual, de R$ 2 mil para as 12 primeiras colocadas e R$ 1 mil para as outras 12. O participante pode enviar quantas fotografias quiser, basta se inscrever pelo portal do SENAR – www.senar.org.br – e baixar o regulamento do concurso.
“O produtor e o trabalhador rural são pessoas que tem expressão, tem aquela textura que o fotógrafo procura para registrar. Sempre que vejo alguém de chapéu, uma botina ou mesmo uma mulher trabalhando, já paro para fotografar. São imagens que rendem bastante, falam muito por si só”, afirma o repórter fotográfico Cleber Gellio, um dos vencedores do 3º Concurso Fotográfico do Sistema CNA/SENAR com a foto “Rebanho Verde”. Fotógrafo profissional há nove anos, Gellio conta que na época do concurso morava em Cuiabá, Mato Grosso, e foi lá onde surgiu a ideia para a foto vencedora.
“No Mato Grosso a vocação agrícola é maior. Na época, cobria muitas pautas e a gente acabava fazendo bastante foto do agronegócio. Eu já tinha visitado a propriedade onde fiz a fotografia para uma pauta. O produtor fazia o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta e plantava teca, milho e criava gado. Tive a ideia da foto e pensei: poxa, se pudesse representar essa evolução da agricultura seria bacana, mas precisava voltar depois, apenas quando fossem manejar o gado. A fazenda fica a 50 km de Cuiabá, então num sábado pela manhã o produtor me chamou e fiz o registro”, revela. “Hoje, mesmo dois anos depois, são poucos produtores que fazem essa técnica de ILPF, por isso acredito que essa foto é uma das imagens que representa a revolução na agricultura. Inclusive, na época que fiz, a teca ainda estava nova, mas estou esperando o melhor momento para voltar lá e fazer outra imagem com a plantação evoluída”.
Premiado entre as 12 primeiras colocadas no concurso que retratou o tema: No Brasil, a mão que produz é a mesma que preserva o meio ambiente, o fotógrafo conta como se sentiu ao ter sua fotografia escolhida. “Foi um dos meus primeiros prêmios e fiquei muito feliz, porque o agronegócio é um tema que eu gosto muito de trabalhar. Carrego esse interesse pelo meio rural de família, porque meus pais e tios trabalharam em fazenda e sempre me contaram histórias do campo.” Sobre o atual concurso com o tema direcionado ao jovem do campo, Gellio confessa. “Atualmente estou num jornal no Mato Grosso do Sul onde não cubro muito o campo, além de ter poucas fotos de jovens. Mas, planejo fazer mais fotos, porque com certeza vou participar desse novo concurso também.”
Na página do SENAR na internet, o participante vai encontrar a ficha de inscrição e o regulamento do concurso, além de conhecer as fotografias dos concursos anteriores. Não perca tempo, acesse: http://www.senar.org.br/4o-concurso-fotografico-do-sistema-cnasenar .