Presidentes e gerentes de sindicatos rurais de Mato Grosso participam da capacitação de oito horas sobre o novo Sistema Nacional de Cadastro Ambiental (SICAR). O evento é promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT).
As mesmas orientações que estão sendo repassados nesta quinta-feira (09.10) para uma turma de 45 pessoas serão retransmitidas amanhã para uma outra turma de presidentes e gerentes sindicais, no auditório da Famato. “Todo produtor tem que realizar o cadastro no SICAR até dia 05 de maio de 2015, independente do tamanho da sua propriedade”, alerta a analista de Meio Ambiente da Famato, Lucélia Avi. “Esse cadastro é o documento que comprova a regularidade ambiental do produtor, sem ele é impossível, por exemplo, acessar créditos bancários”.
O presidente do Sindicato de Sorriso, Laercio Lenz, é um dos participantes da capacitação. De acordo com ele, na região a procura por informações sobre o novo sistema é constante. “Desde a implantação do Novo Código Florestal os produtores rurais estão procurando saber como se regularizar e nós, como sindicato rural, temos obrigação de levar as informações corretas aos produtores”.
A gerente de Educação Profissional Rural do Senar-MT, Tatiane Perondi, adianta que além das capacitações dos dirigentes sindicais, a entidade preparou diversas ações para sanar as dúvidas do produtor em relação ao SICAR. “O Senar-MT está organizando em parceria com a Famato rodadas de reuniões nas regionais da entidade e um material informativo para distribuir aos produtores explicando como usar o sistema. Além disso, em novembro de 2014 e janeiro de 2015 faremos o Mutirão do SICAR. Levaremos um caminhão equipado com instrutores capacitados que irão realizar oficinas sobre o SICAR para produtores rurais”.
Lucélia Avi lembra que a primeira rodada de palestras organizada pelo Senar-MT em parceria com a Famato já está marcada. Irá ocorrer na Região de Juina de 20 a 31 de outubro.
CAPACITAÇÃO – A palestra “Estratégias de implantação do SICAR em Mato Grosso” está sendo ministrada pela analista de Meio Ambiente da Sema, Silvana Alves. Ela revela o sistema é totalmente digital, possibilitando a comunicação entre a secretaria e o produtor de forma mais ágil, tem a inscrição gratuita e ainda desobriga os produtores de contratar um responsável técnico para realizar o processo no sistema.
“O Cadastro Ambiental Rural feito no SICAR é maior do que o antigo feito em Mato Grosso, além do cadastro está incluso no Sistema toda a etapa de regularidade ambiental, ou seja, o produtor poderá regularizar todo seu passivo de Área de Proteção Permanente (APP), reserva legal e até a emissão de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), caso seja necessário. E todo esse processo é gratuito”, reforça.
Desde o dia 26 de setembro os produtores rurais de Mato Grosso podem fazer o download do novo SICAR. O programa estará disponível no site Sema (www.sema.mt.gov.br). É por meio deste Sistema que o produtor deverá se inscrever no Cadastro Ambiental Rural (CAR), atendendo as regras estabelecidas pelo Código Florestal (Lei 12.651/12).
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).