A CASA DA FAMÍLIA RURAL

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Colaboradores do Senar-MT participam de capacitação para elaborar currículo dos Centros

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A analista de projetos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Samantha Garcia, e a coordenadora da Equipe de Apoio Pedagógico da instituição, Rosana Schmidt, participam de capacitação para elaboração de currículos dos Centros de Excelência do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR – Administração Central) que serão sediados em Mato Grosso e outros oito estados.

 

Além de representantes do Senar-MT estão reunidos na sede do Sistema CNA/SENAR, em Brasília,  técnicos e pedagogos do Ceará, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Goiás, Tocantins e Distrito Federal. O evento segue até o dia 9 de outubro. Integrantes das equipes técnicas do Departamento de Inovação e Conhecimento (DIC) e do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) também participaram do treinamento.

 

Na abertura do encontro, o secretário executivo do SENAR-Central, Daniel Carrara, destacou a importância da capacitação dentro do projeto dos Centros de Excelência.  Segundo Carrara, o principal propósito é oferecer empregabilidade aos alunos formados nos Centros e que eles sejam disputados no mercado, mas isso requer um novo desafio para os profissionais da entidade: ser administradores de escolas.

 

“É muito importante que essa parte curricular seja bem feita. Não adianta o prédio estar bonito e o instrutor bem formado se o que ele vai ensinar não corresponde ao que o nosso setor precisa. Essa fase, na minha concepção, é a mais importante porque isso vai servir para o País todo. Se alguém em Santa Catarina, um dia, quiser fazer um curso baseado nas cadeias produtivas que nós estamos propondo, já está pronto. Agora, todos fazem parte de uma rede nacional de Centros de Excelência”, declara Daniel Carrara.

 

A coordenadora de Educação Formal do DIC, Maria Cristina Ferreira, tem a mesma opinião e considera essa etapa o “coração” do processo pedagógico, pois é nesse momento que será definida a metodologia para a formação de competências de acordo com o perfil profissional identificado pelos Comitês Técnicos Nacionais de cada cadeia produtiva, reunidos anteriormente. “Os técnicos vão estabelecer o conteúdo que precisa ser trabalhado e o pedagogo definirá como isso deve ser feito. Esse trabalho em conjunto é fundamental. Dessa maneira, esperamos formar alunos com capacidade para atender o que o mercado rural exige”, ressalta.

 

A capacitação tem carga horária de 24h e, no final, será organizado um cronograma para que cada Centro de Excelência elabore o seu currículo. As ações serão acompanhadas pelo DIC através de visitas técnicas. Todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento.

 

CENTROS DE EXCELÊNCIA – O SENAR-Central vai implantar 10 Centros de Excelência em Educação Profissional e Assistência Técnica Rural para atender as principais cadeias do agronegócio brasileiro. Serão construídas unidades nacionais voltadas para: Grãos, Fibras e Oleaginosas (Mato Grosso); Cafeicultura (Minas Gerais); Cana-de-Açúcar e Bovinocultura de Corte (Mato Grosso do Sul); Ovinocaprinocultura (Ceará); Fruticultura (Bahia); Palma de Óleo (Pará); Bovinocultura de Leite (Goiás); Gestão e Empreendedorismo (Distrito Federal) e Florestas (Tocantins).

 

O principal objetivo dos Centros de Excelência é contribuir para a competitividade e o desenvolvimento do setor agropecuário brasileiro através da qualificação profissional de produtores e trabalhadores rurais, da capacitação de técnicos para atuar na assistência técnica rural, da formação de técnicos de nível médio e do incentivo à pesquisa, ao empreendedorismo e inovação.