A pecuária de corte moderna exige cada vez mais profissionalização e visão sustentável da cadeia produtiva como a integração com outras atividades. "Essas técnicas podem ser utilizadas pelo pecuarista para reduzir os riscos da atividade, e otimizar a produção na mesma área, ou em áreas menores", afirma a analista de Projetos Técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Juliana Mardegan.
Mardegan irá representar o Senar-MT durante o I Simpósio de Pecuária Integrada (SIMPI), organizado pelo Grupo de Estudos em Pecuária Integrada (GEPI), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Empresa brasileira de pesquisa agropecuária (Embrapa). O evento tem como tema principal "Intensificação da produção animal em pastagem", ocorrerá de 09 a 11 de outubro no Centro de Eventos Dante de Oliveira, em Sinop (500 km de Cuiabá) e conta com o patrocínio da entidade de ensino rural e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato).
Recuperação de pastagens, Sistemas silvipastoris, Intensificação da produção pecuária, Pecuária de baixa emissão de carbono e Síndrome da Morte do Braquiarão são alguns temas que serão tratados durante o SIMPI. "É importante que o produtor tenha conhecimento de como intensificar a produção da pecuária de corte não necessariamente em confinamento, mas recuperando áreas degradas e aproveitando o potencial da forrageira. Mato Grosso tem todas as condições necessárias para a produção eficiente de bovinos sobre pastagem, seja a condições climáticas, área, água, luminosidade e qualidade do solo basta utilizar as técnicas corretamente nos momentos certos", avalia Mardegan.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo Facebook www.facebook.com/gepisinop ou pelo site www.pecuariaintegrada.com.br.
A entidade de ensino rural mantém 53 cursos no seu portfólio de treinamentos voltados para a Cadeia Produtiva da Bovinocultura de Corte, que vão desde manejo e criação, passando por gestão do negócio até chegar à agroindústria. Para conhecer os treinamentos acesse http://www.sistemafamato.org.br/portal/senar/fpr_detalhe.php?Codfpr=3.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. Curta a Fan Page do Senar-MT no facebook (www.facebook.com/SenarMt).