De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) até o mês de setembro foi semeado cerca de 1,7% da área de 8,8 milhões de hectares destinada à soja em Mato Grosso, o que garante uma área de 152 mil hectares. Na avaliação do instituto, apesar do solo ainda estar relativamente seco, a semeadura avança de maneira satisfatória na média do Estado, grande parte devido ao aumento das áreas semeadas com pivô no médio-norte de Mato Grosso.
A expectativa é que se o andamento da semeadura continuar apresentando bons ritmos como o registrado até o final de setembro, a grande safra prevista para 2015 fica cada vez mais a consolidada. Entretanto, para que o objetivo seja alcançado o produtor rural deve investir na qualificação profissional.
Para o agrônomo Eduardo Silveira, que atua como analista de projetos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) esta é a hora do produtor rural ficar atento e solicitar treinamentos para o monitoramento da lavoura. “Como estamos no início do plantio da safra, aqueles produtores que ainda não capacitaram os trabalhadores em Manejo Integrado da Lavoura, MIP, devem fazer a capacitação o mais rápido possível”, aconselha.
Silveira lembra que a instituição de ensino rural em parceria com os sindicatos rurais oferece treinamentos para todas as etapas do processo produtivo. “O portfólio do Senar-MT possui 43 treinamentos voltados para a Cadeia da Soja e Milho. Os cursos vão desde a fase de preparo do solo e plantio até a pós colheita, passando por gestão, beneficiamento e máquinas agrícolas”, informa.
Em outubro a programação do Senar-MT prevê a realização de 81 treinamentos voltados para a sojicultura. Em Campo Verde, serão realizadas duas turmas de Manejo integrado de pragas da soja (40 horas) e em seis municípios (Nova Mutum, Tapurah, Sapezal, Paranatinga, Pedra Preta e Itiquira) haverá turmas, também de 40 horas, em Secagem de grãos e operação de secadores.
Em Querência, entre os dias 06 e 10 de outubro, irá ocorrer o treinamento de 40 horas de Armazenamento de grãos, que já prepara a mão de obra para a próxima etapa do processo produtivo, a pós-colheita.
Mais uma vez o campeão de solicitação é o treinamento de NR 31.8 – Capacitação para trabalhador com agrotóxico. Serão ministradas aulas em Tapurah, Nova Ubiratã, Campo Novo do Parecis (duas turmas), Diamantino, Tangará da Serra (duas turmas), Sapezal, Nova Mutum, Gaúcha do Norte, Nova Monte Verde, Pedra Preta e São Félix do Araguaia.