A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Senar-MT realiza duas turmas do programa em Gaúcha do Norte

Post Image

No mês de outubro se encerram as aulas das duas turmas do curso de Operação de máquinas e implementos agrícolas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que estão sendo realizadas no município de Gaúcha do Norte (560 km de Cuiabá).  As  turmas têm aulas uma no período vespertino e outra no perídodo noturno, com 17 participantes cada.

 

O programa é do governo federal realizado pelo Sindicato Rural de Gaúcha do Norte em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar MT), Prefeitura Municipal, a empresa Agritex Case IH e produtores da região: Ademar Kempf, Waldomiro Schulz, Ademir Kempf, Gilmar Wessner, Bertilo Johan e Kévin Daniel Schulz, que cederam máquinas, produtos e propriedades para a realização das aulas práticas.

 

"São muitos os envolvidos para o treinamento acontecer no município, por isso agradeço a todos os parceiros pela colaboração cedida para a realização do curso", disse a gerente sindical, Lázara Glésia Rodrigues.

 

O curso de nível técnico foi iniciado em 18 de agosto, tem carga horária de 160 horas e oferece bolsa ao participante de R$ 320 durante o desenvolvimento da capacitação. O conteúdo é ministrado durante nove semanas, quando os participantes recebem orientações sobre Competências Básicas para o mercado de trabalho, Operação de máquina e implementos agrícola, Trabalhos com máquinas como trator, colheitadeira, grade aradora, grade niveladora, subsolador, terraciador, aplicador de agrotóxico, esparramador de calcário e plantadeira.

 

Para o instrutor credenciado junto ao Senar-MT, Clever Cunico o rendimento em geral tem sido satisfatório. "Temos alunos que tem maior interesse em algumas áreas abordadas, uns gostam mais da área de pulverização, outros no preparo de solo, e assim por diante. Porém o nível de interesse das turmas é muito bom", avaliou o instrutor que é engenheiro agrônomo e atua na área de mecanização agrícola.

 

A avaliação do treinamento feita pelo participante Marcelo Pascoal Geraldo, 43 anos, é positiva. "O curso tem sido excelente desde o primeiro módulo aplicado, tenho aprendido muita coisa que eu não sabia com os conteúdos prático e teórico, e tenho me identificado bastante na área de manutenção e operação das máquinas". Geraldo informa que já atua na área de operação e manutenção de máquinas agrícolas.

 

O curso conta com a participação de quatro mulheres o que vem comprovar a inserção cada vez maior delas nas áreas rurais. "Está sendo uma oportunidade maravilhosa, pois o curso é aqui em nosso município e os produtores têm disponibilizado máquinas e tudo o que é preciso para as aulas práticas. O curso tem sido bastante produtivo, pois temos a possibilidade de colocar em prática o que vemos em sala de aula", afirmou a participante Maria Emília Probst, 22.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).