A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Encontro na UFMT encerra etapa direcionada a estudantes

Post Image

Cerca de 120 estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participaram da palestra "As oportunidades do Novo Mato Grosso" dentro do Circuito Aprosoja Universitário na manhã desta quarta-feira (24.09). O encontro encerrou a programação da edição 2014 do Circuito e ocorreu na Faculdade de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia (FAMEVZ).

 

A analista de projetos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Mariana Licursi, apresentou o portfólio de treinamentos, programas e projetos da instituição aos universitários. "Esta foi uma ótima oportunidade para o Senar-MT se apresentar aos futuros profissionais da área de ciências agrárias", avaliou a analista. "É uma forma de estreitar o relacionamento com a universidade, que o Senar-MT apoia eventos como Simpósios, congressos e outros que os universitários participam", completa.

 

O analista Eduardo Silveira representou a entidade de ensino rural nos encontros que ocorreram segunda e terça-feira (dias 22 e 23), voltado para os estudantes da Universidade de Cuiabá (Unic) e do Centro Universitário Várzea Grande (Univag). Para ele, a etapa universitária do Circuito se destaca por três fatores. "Primeiro por aproximar da universidade dando oportunidade para novas parcerias e projetos da instituição e dos estudantes, depois por mostrar aos estudantes que o Senar é uma ferramenta que eles podem utilizar como estratégia nas empresas rurais de qualificação das equipes e pode ser uma oportunidade de trabalho como instrutores depois de formados para aqueles que tem aptidão par alecionar", resume.  

 

Os organizadores revelam que só na etapa universidade o público somou cerca de 1,5 mil pessoas atendidas. Além de Cuiabá, os municípios de Sinop, Lucas do Rio Verde, Campo Novo do Parecis, Tangará da Serra, Diamantino, Nova Xavantina e Rondonópolis receberam as palestras desta etapa.

 

A palestra principal foi ministrada pelo consultor Eduardo Godoi e têm o foco de discutir com universitários, de diferentes cursos, o rol de oportunidades que o agronegócio mato-grossense pode oferecer para a vida profissional. "Não é apenas o agrônomo ou o veterinário que podem se beneficiar com as atividades do agronegócio. Direito, marketing, administração, várias áreas estão envolvidas com o setor, mas nem todos têm essa percepção", afirmou Godoi.

 

"Testamos o formato no ano passado e agora ampliamos a abrangência. Nosso foco é manter aberta a porta para as novas lideranças, afinal o nosso setor precisa renovar permanentemente o seu corpo de líderes", observou o presidente da Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Ricardo Tomczyk.

 

Este é o segundo ano em que o Senar-MT e a Aprosoja-MT  realizaram a etapa universitária de forma paralela ao Circuito Aprosoja.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).