Cerca de 120 estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participaram da palestra "As oportunidades do Novo Mato Grosso" dentro do Circuito Aprosoja Universitário na manhã desta quarta-feira (24.09). O encontro encerrou a programação da edição 2014 do Circuito e ocorreu na Faculdade de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia (FAMEVZ).
A analista de projetos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Mariana Licursi, apresentou o portfólio de treinamentos, programas e projetos da instituição aos universitários. "Esta foi uma ótima oportunidade para o Senar-MT se apresentar aos futuros profissionais da área de ciências agrárias", avaliou a analista. "É uma forma de estreitar o relacionamento com a universidade, que o Senar-MT apoia eventos como Simpósios, congressos e outros que os universitários participam", completa.
O analista Eduardo Silveira representou a entidade de ensino rural nos encontros que ocorreram segunda e terça-feira (dias 22 e 23), voltado para os estudantes da Universidade de Cuiabá (Unic) e do Centro Universitário Várzea Grande (Univag). Para ele, a etapa universitária do Circuito se destaca por três fatores. "Primeiro por aproximar da universidade dando oportunidade para novas parcerias e projetos da instituição e dos estudantes, depois por mostrar aos estudantes que o Senar é uma ferramenta que eles podem utilizar como estratégia nas empresas rurais de qualificação das equipes e pode ser uma oportunidade de trabalho como instrutores depois de formados para aqueles que tem aptidão par alecionar", resume.
Os organizadores revelam que só na etapa universidade o público somou cerca de 1,5 mil pessoas atendidas. Além de Cuiabá, os municípios de Sinop, Lucas do Rio Verde, Campo Novo do Parecis, Tangará da Serra, Diamantino, Nova Xavantina e Rondonópolis receberam as palestras desta etapa.
A palestra principal foi ministrada pelo consultor Eduardo Godoi e têm o foco de discutir com universitários, de diferentes cursos, o rol de oportunidades que o agronegócio mato-grossense pode oferecer para a vida profissional. "Não é apenas o agrônomo ou o veterinário que podem se beneficiar com as atividades do agronegócio. Direito, marketing, administração, várias áreas estão envolvidas com o setor, mas nem todos têm essa percepção", afirmou Godoi.
"Testamos o formato no ano passado e agora ampliamos a abrangência. Nosso foco é manter aberta a porta para as novas lideranças, afinal o nosso setor precisa renovar permanentemente o seu corpo de líderes", observou o presidente da Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Ricardo Tomczyk.
Este é o segundo ano em que o Senar-MT e a Aprosoja-MT realizaram a etapa universitária de forma paralela ao Circuito Aprosoja.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).