Para melhorar a qualidade do trabalho e diminuir a rotatividade dos colaboradores na propriedade, a solução encontrada pelo gerente da Fazenda Furnas São Sebastião, Aguimar Rodrigues Rezende foi qualificar os colaboradores. “Procurei o Sindicato Rural de Querência que me indicou os treinamentos gratuitos ofertados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT)”.
Aguimar conta que os treinamentos mudaram a rotina da fazenda e melhoraram consideravelmente o trabalho no campo e até mesmo a relação entre os colaboradores. Localizada no município de Querência, a cerca de 900 quilômetros de Cuiabá, a propriedade tem um rebanho de cerca de seis mil cabeças de gado e uma tropa de 40 cavalos.
De acordo com o gerente, além de melhorar a qualidade do trabalho, o objetivo de demandar treinamentos também era diminuir a rotatividade dos colaboradores. “Este é um dos principais problemas enfrentados pelos administradores das propriedades rurais”.
O encarregado da fazenda, Ailton Ferreira Brito conta que convidou os vizinhos, organizou a turma que fez o primeiro treinamento de doma. “Já nos primeiros dias percebemos as mudanças não só na qualidade do trabalho como no comportamento dos nossos colaboradores”. Segundo Brito, em seguida foi realizado o treinamento de rédea. “Os resultados são muito bons e já programamos outros treinamentos para o próximo ano”.
Brito, acrescenta que a opção pelos treinamentos do Senar-MT é porque o objetivo da empresa é qualificar corretamente e certificar funcionário. “Escolhemos o Senar-MT porque atende todas as nossas necessidades”. O encarregado conta que na Fazenda Furnas São Sebastião o trabalho com o gado é silencioso e tranquilo. “Não permitimos e nem aceitamos que judiem dos animais ou grite ou usem qualquer tipo de objeto que possa machucá-los ”.
A turma que fez o treinamento na fazenda Furnas São Sebastião é bem eclética. Têm profissionais que estão começando e outros que estão na lida faz cerca de sete anos. Bruno Amorim Vieira é um dos funcionários e conta que já trabalhava na área, mas depois que fez o treinamento de doma e redea do Senar-MT descobriu que fazia muitas coisas erradas. “Mudei a forma de trabalhar e tudo ficou mais fácil. Os animais reagem melhor e conseguimos fazer o serviço com mais rapidez e qualidade”.
O instrutor credenciado junto ao Senar-MT, Silvam Mendes Rocha explica que no treinamento de Doma Racional e Rédea, os participantes aprendem a conhecer melhor o animal e o seu limite. “Além disso, também aprendem os tipos de doma racional de baixo e de cima e suas vantagens. Mais que a lida com o cavalo, os participantes destes treinamentos também aprendem sobre cidadania, segurança e saúde no trabalho, meio ambiente e gestão no trabalho”, explica.
Ele conta ainda que durante os treinamentos, os participantes aprendem a estreitar as relações com o animal e a parte prática como monta, técnica de embocadura e adaptação ao trabalho. “Um animal é diferente do outro e é por isso que também falamos muito sobre o respeito com o bicho e a compreensão do comportamento de cada animal”.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).