A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Em outubro Sindicatos Rurais e Senar-MT ofertam 259 treinamentos

Post Image

Para o próximo mês, os sindicatos rurais e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) têm programado 259 cursos e treinamentos para capacitar a mão de obra para o campo. Os eventos educacionais são totalmente gratuitos e ocorrem em 81 municípios do Estado, somando 3367 oportunidades de qualificação.

 

Um dos treinamentos mais demandados junto aos sindicatos rurais  é o de Segurança no trabalho – NR 31.8 – Capacitação para trabalhador com agrotóxico, que aborda o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e a importância de seu uso, o manuseio adequando dos agrotóxicos, o descarte das embalagens vazias e o armazenamento dos produtos. Em outubro, 10 sindicatos estarão com turmas desta capacitação (Nova Mutum, Sapezal, Gaúcha do Norte, Pedra Preta, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis, Canarana, São Félix do Araguaia e Nova Monte Verde).

 

Para o presidente do Sindicato Rural de Sapezal, Cláudio Scariote, a grande procura pela capacitação demonstra a preocupação dos produtores rurais em conhecer a legislação e garantir a saúde e segurança dos seus colaboradores. “Hoje em dia o produtor não pode ficar mais limitado a lidar só com a terra. Ele tem que saber um pouco de tudo e é assim com as normas regulamentadoras, por isso a importância da parceria entre o sindicato e o Senar para levar o conhecimento aos produtores e trabalhadores rurais”, avalia.     

 

Todos os treinamentos sãos sem custo para o participante. Para saber quais são as oportunidades de capacitação disponibilizadas para a sociedade rural no próximo mês procure o sindicato rural do seu município e se informe. O sindicato é o responsável pela mobilização das turmas e a apresentação da demanda ao Senar-MT. A programação pode sofrer alterações de acordo com as demandas dos parceiros.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).