Com uma programação bem intensa, cerca de 40 pessoas participam do segundo módulo da Academia de Liderança – Turma Aprosoja – que acontece até o próximo sábado (20.09). Idealizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja-MT) e realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), o Academia de Liderança é um programa de educação corporativa e tem como objetivo aumentar as competências relacionadas à liderança dos produtores e trabalhadores rurais do estado de Mato Grosso.
Nesta quinta-feira (18), os professores da Fundação Dom Cabral (FDC) palestram sobre conceitos de gestão pública e aproveitam para apresentar a Agenda Positiva do agronegócio mato-grossense. Este documento foi construído pelo Fórum Agro MT, que reúne entidades do setor produtivo rural do estado, em parceria com a Fundação.
No período da tarde o tema principal será Instituições Públicas e Poderes Públicos – Legislativo e Executivo. Os participantes terão a oportunidade de ver uma palestra do Assessor Parlamentar, Xisto Bueno sobre como funciona a Assembleia Legislativa. Além disso, o secretário de Estado de Planejamento, Arnaldo Alves vai falar um pouco sobre como funciona o Executivo estadual. As palestras contarão com a moderação do jornalista Onofre Ribeiro.
Na opinião do jornalista que acompanhou o Pensar Mato Grosso, nos meses de abril, maio e junho pelos 21 polos de Mato Grosso, o produtor é muito competente da “porteira para dentro”, mas ainda tem um pouco de dificuldade de entender as conjecturas políticas e econômicas. “O Academia de Liderança cumpre um papel muito importante que é o de preparar essa nova geração de produtores para trabalhar num novo contexto econômico e político”.
Já na sexta-feira (19), os participantes vão conhecer um pouco mais sobre o Poder Judiciário e da Justiça. O promotor de justiça Mauro Zaque representará o Ministério Público Estadual (MPE), assim como o conselheiro Antônio Joaquim fará sua apresentação com foco no Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). Já o desembargador e vice-presidente do Tribunal de Justiça Márcio Vidal falará sobre o poder Judiciário em Mato Grosso. Nessa etapa, o debate será moderado pelo historiador Alfredo da Mota Menezes.
A programação também inclui a discussão sobre o relacionamento institucional da Aprosoja-MT com públicos estratégicos, como a imprensa. O fechamento do módulo retoma o tema central da Academia neste ano, “Liderança”, com o consultor Ramiro Novak.
PÚBLICO – Mais de 40 delegados de diversos municípios do estado participam da turma especial de 2014, que no ano que vem contará com um módulo em Brasília, onde terão a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento do Congresso Nacional e da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).
Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).