A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Mais de 40 pessoas participam do segundo módulo da Academia de Liderança, em Cuiabá

Post Image

Com uma programação bem intensa, cerca de 40 pessoas participam do segundo módulo da Academia de Liderança – Turma Aprosoja – que acontece até o próximo sábado (20.09). Idealizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja-MT) e realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), o Academia de Liderança é um programa de educação corporativa e tem como objetivo  aumentar as competências relacionadas à liderança dos produtores e trabalhadores rurais do estado de Mato Grosso.

 

Nesta quinta-feira (18), os professores da Fundação Dom Cabral (FDC) palestram sobre conceitos de gestão pública e aproveitam para apresentar a Agenda Positiva do agronegócio mato-grossense. Este documento foi construído pelo Fórum Agro MT, que reúne entidades do setor produtivo rural do estado, em parceria com a  Fundação.

 

No período da tarde o tema principal será Instituições Públicas e Poderes Públicos – Legislativo e Executivo. Os participantes terão a oportunidade de ver uma palestra do Assessor Parlamentar, Xisto Bueno sobre como funciona a Assembleia Legislativa. Além disso, o secretário de Estado de Planejamento, Arnaldo Alves vai falar um pouco sobre como funciona o Executivo estadual. As palestras contarão com a moderação do jornalista Onofre Ribeiro.

 

Na opinião do jornalista que acompanhou o Pensar Mato Grosso, nos meses de abril, maio e junho pelos 21 polos de Mato Grosso, o produtor é muito competente da “porteira para dentro”, mas ainda tem um pouco de dificuldade de entender as conjecturas políticas e econômicas. “O Academia de Liderança cumpre um papel muito importante que é o de preparar essa nova geração de produtores para trabalhar num novo contexto econômico e político”.

 

Já na sexta-feira (19), os participantes vão conhecer um pouco mais sobre o Poder Judiciário e da Justiça. O promotor de justiça Mauro Zaque representará o Ministério Público Estadual (MPE), assim como o conselheiro Antônio Joaquim fará sua apresentação com foco no Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). Já o desembargador e vice-presidente do Tribunal de Justiça Márcio Vidal falará sobre o poder Judiciário em Mato Grosso. Nessa etapa, o debate será moderado pelo historiador Alfredo da Mota Menezes.

 

A programação também inclui a discussão sobre o relacionamento institucional da Aprosoja-MT com públicos estratégicos, como a imprensa. O fechamento do módulo retoma o tema central da Academia neste ano, “Liderança”, com o consultor Ramiro Novak.

 

PÚBLICO – Mais de 40 delegados de diversos municípios do estado participam da turma especial de 2014, que no ano que vem contará com um módulo em Brasília, onde terão a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento do Congresso Nacional e da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

 

Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).