A oficina de Corte e desossa de frango, ministrada pela instrutora credenciada ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Edleuza Santos, inaugurou a cozinha do Núcleo Avançado de Capacitação (NAC) – Unidade de Tangará da Serra. “Trabalhei por 17 anos em frigorífero de frango, então toda a parte de corte da ave eu tenho conhecimento e me inscrevi na oficina por acreditar que isso irá valorizar meu currículo”, afirmou a Maria Aparecida Azevedo, 46, uma das participantes da capacitação.
A inauguração do espaço ocorreu na noite de quinta-feira (11.09), durante a 24ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Tangará da Serra (ExpoSerra) e contou com a participação do presidente interino do Sistema Famato/Senar-MT, Normando Corral, do superintendente da instituição, Tiago Mattosinho e o presidente do Sindicato Rural de Tangará, Ricardo Daher.
Corral afirmou que o papel do Senar é levar conhecimento ao homem do campo e o Núcleo inaugurado em Tangará auxiliará tanto a entidade de ensino rural, quanto o Sindicato, principal parceiro da instituição na realização dos treinamentos. “Os produtores rurais sãos os primeiros a sentirem a falta de mão de obra qualificada, por isso o Senar, uma instituição mantida pelo produtor, busca mecanismos para cada vez mais levar o ensino às pessoas”.
Mattosinho lembrou que o Sindicato de Tangará da Serra foi o segundo contemplado com a construção do núcleo. No mês passado a unidade de Barra do Bugres foi inaugurada. “Serão seis unidades destas até o final do ano. São espaços com infraestrutura adequada para os produtores e trabalhadores rurais receberem cursos de aperfeiçoamento e também para aqueles que vivem na cidade de desejam uma oportunidade no campo”, comentou. “Pesquisas apontam que o setor da agropecuária é a que melhor vem remunerando seus trabalhadores, atraindo cada vez mais pessoas para o campo, mas para ocuparem essas vagas esse trabalhador precisa estar qualificado”.
O presidente do Sindicato Rural de Tangará agradeceu a parceria com o Senar e destacou que as expectativas são as mais positivas com o Núcleo. “Sabemos que agora depende muito mais da nossa capacidade de mobilização, mas estamos agradecidos ao Senar por mais essa parceria que agora foi coroada com essa ‘cereja do bolo'”, brincou.
O espaço de 120 m2 do Núcleo Avançado de Capacitação abriga banheiros, cozinha e duas salas de aula separadas por uma divisória que pode ser retirada e se transformar em um grande salão para eventos maiores. A instrutora de oficinas de beneficiamento de alimentos ficou encantada com a estrutura. “Se pudesse levar comigo para todo lugar eu levava”, disse. “A estrutura está ótima, adequadas aos parâmetros de higiene e limpeza, ideal para um treinamento que beneficia alimentos”, concluiu Edleuza.
Além da oficina que inaugurou a cozinha do Núcleo, estão programadas oficinas de Cortes e desossa de ovinos e Manutenção de tratores agrícolas.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. Curta a Fan Page do Senar-MT no facebook (www.facebook.com/SenarMt).