O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) participa nesta semana das exposições agropecuárias realizadas pelos sindicatos rurais de Tangará da Serra e Barra do Garças. As feiras agropecuárias têm início nesta quarta-feira (10.09) e a entidade de ensino rural realiza oficinas de capacitação da mão de obra para o campo durante o evento.
Para realizar as oficinas, nos dias de exposição agropecuária, o Senar-MT leva ao parque de exposições um contêiner que se transforma em uma verdadeira sala de aula, onde são ofertados as oficinas gratuitamente. As turmas são organizadas pelo sindicato, para mais informações entre em contato com o mobilizador no sindicato rural.
A 31° Expoleste de Barra do Garças ofertará as oficinas de Beneficiamento e conservação de pescado, Beneficiamento do leite (doce do leite pastoso e iogurte), Cortes e desossa de frango e Manutenção de tratores agrícolas. De acordo com o presidente do sindicato de Barra do Garças, Eduardo Baroni, os treinamentos do Senar são o carro chefe do sindicato e a procura pelas oficinas sempre é muito grande. A mobilizadora do Senar-MT, Maria Elaine da Silva, confirma. “Quando a gente fala o nome do Senar todos sabem que é confiável”, diz.
Em Tangará da Serra não será preciso usar contêiner, já que o município é um dos contemplados com a construção de uma das seis unidades do Núcleo Avançado de Capacitação (NAC) realizado pelo Senar-MT. No espaço, que será inaugurado nesta quinta-feira (11.09) durante a 23° ExpoSerra, serão realizadas oficinas de Cortes e desossa de frango, Cortes e desossa de ovinos e Manutenção de tratores agrícolas.
“A participação do Senar-MT na ExpoSerra é muito positiva, pois além de servir como atração do público da feira é uma forma de qualificação da mão de obra para o campo”, avalia o presidente do Sindicato de Tangará, Ricardo Daher. “Com a inauguração do Núcleo em Tangará da Serra tenho certeza que iremos melhorar muito esse trabalho de capacitar os homens e mulheres do campo, valorizando ainda mais a parceria entre o Senar e o Sindicato”, completou o presidente.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. Curta a Fan Page do Senar-MT no facebook (www.facebook.com/SenarMt).