Vinte jovens dos municípios de Nova Olímpia e de Denise começaram na segunda-feira (01.09) a participar de mais um módulo do Programa Especial Campo Aprendiz – Mecanização Agrícola, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizado Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com a Usinas Itamarati.
De acordo com o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho a qualificação é muito importante para o desenvolvimento do Estado, pois um dos gargalos do setor produtivo de Mato Grosso é a ausência de mão de obra capacitada. Segundo ele, esse programa atende a demanda gerada pela Lei nº. 10.097/2000, regulamentada pelo Decreto nº. 5.598/2005. O Campo Aprendiz é um programa de formação profissional rural, com metodologia de ensino voltada aos aprendizes de 18 a 24 anos, para o ingresso no mercado de trabalho.
A gerente de Educação Profissional Rural da instituição acrescenta que este programa qualifica a mão de obra jovem para inseri-la no mercado de trabalho do meio rural. “Esta parceria vem de encontro com a nossa proposta de qualificar a mão de obra para o meio rural e ao mesmo tempo capacita os jovens para no futuro assumirem postos de trabalho das empresas rurais”.
De acordo com a analista de treinamento e desenvolvimento da Usinas Itamarati, Patrícia de Lima esta é segunda turma realizada em parceria com o Senar-MT e os resultados têm sido positivos. “Esses jovens talentos são muito bem preparados, de forma teórica e prática, facilitando posteriormente, o processo de reposição e abertura de novas vagas. A empresa prioriza aqueles que já passaram por aqui e que trazem consigo a marca do ensino aprendizagem do Senar, nosso parceiro de longa data”, comenta.
A empresa mantém em seu quadro de funcionários participantes da primeira turma e já está observando alguns aprendizes da turma de 2014 que vem se destacando. “Temos alguns destaques na turma e eles vêm evoluindo muito bem. Quanto a possível contratação, dependerá das vagas abertas e do perfil desejado. Caso eles atendam aos pré-requisitos das vagas serão chamados a participarem de processo seletivo, e se forem aprovados, serão contratados”, afirma.
CAMPO APRENDIZ – Durante o período de cinco meses, num total de 828 horas, os participantes aprenderão sobre o cultivo da cana-de-açúcar, boas práticas agrícolas, manejo e conservação de solos, classificação de produtos vegetais, manejo integrado de pragas, operação e manutenção de tratores agrícolas, pulverizadores autopropelidos e colheitadeira, além de informática e normas regulamentadoras segurança.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. Curta a Fan Page do Senar-MT no facebook (www.facebook.com/SenarMt)