A programação do Circuito Aprosoja nesta quarta-feira (03.09) foi intensa. Pela manhã a comitiva formada por representantes do Serviço Nacional Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e da Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) esteve em Campos de Júlio. Já à noite as palestras aconteceram em Campo Novo do Parecis.
Em Campos de Júlio o evento contou com a presença do conselheiro do Senar-MT, Glauber Silveira, produtor do município e atualmente presidente da Câmara Setorial do Ministério da Agricultura. "Acredito que o Circuito é uma oportunidade para o Senar-MT apresentar de forma fácil como o produtor acessa os treinamentos ofertados pela instituição", avaliou.
O produtor rural de Pontes e Lacerda, Elpidio Marcolin, estava em Campos de Júlio a trabalho e aproveitou para assistir as palestras do Circuito. Para ele foi importante encontrar representantes do Senar-MT no evento. "Tenho muito interesse em capacitar 12 trabalhadores da minha propriedade em pulverizadores", disse Marcolin ao analista do Senar-MT, Eduardo Silveira. "O caminho é o sindicato rural do município. Primeiro conversar com o mobilizador ou presidente do sindicato para verificar se não há vagas disponíveis, se não houver o sindicato demandará o treinamento ao Senar", esclareceu Eduardo.
Para o presidente do Sindicato de Campos de Júlio, Sérgio Barbieri, que também é delegado da Aprosoja, este é o tipo de divulgação que mais funciona. "Aqui a gente conhece a pessoa, faz perguntas e esclarece as dúvidas. O produtor se sente mais próximo do Senar-MT". O prefeito de Campos de Júlio, Dirceu Comiran, também prestigiou o evento.
Em Campo Novo do Parecis, a comitiva foi recepcionada pelo presidente do Sindicato Rural, Alex Utida. “Este é um evento bacana que ajuda o produtor a pensar o futuro. Considero muito importante o Senar-MT estar junto neste momento de reflexão, pois colabora com este nobre desafio de fazer com que discutamos as grandes questões que afligem Mato Grosso".
Além do analista do Senar-MT foram palestrantes nos dois eventos, o presidente da Aprosoja-MT, Ricardo Tomczyk,o diretor executivo da entidade, Marcelo Duarte e o escritor Luciano Pires.
ETAPA UNIVERSITÁRIA – Paralelo ao evento realizado com os produtores rurais, o Circuito realiza encontro com estudantes de universidades. No total são seis entidades de ensino parcerias. Nesta quarta-feira (3), durante o período vespertino, cerca de 200 estudantes do IFMT Campus Campo Novo do Parecis receberam informações sobre o mercado de trabalho desenvolvido pelo agronegócio. A palestra "Oportunidades do novo Mato Grosso" foi ministrada pelo economista e engenheiro agrônomo, Eduardo Godoi.
CIRCUITO – Até agora 15 municípios receberam as palestras do evento. A expectativa dos organizadores é atender cerca de 5 mil pessoas até o final desta 9ª edição. O Circuito está sendo co-realizado pelo quarto ano seguido pelo Senar-MT e Aprosoja-MT. Em 2014 o tema escolhido foi "É hora de pensar o futuro de Mato Grosso".
PROGRAMAÇÃO:
Quinta-feira (04)
18h – Tangará da Serra
Sexta-feira (05)
18h – Diamantino
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. Curta a Fan Page do Senar-MT no facebook (www.facebook.com/SenarMt).