A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Programa atende alunos de escola municipais de Cuiabá nesta semana

Post Image

Alunos da rede municipal de ensino de Cuiabá participam nesta semana (01 a 05 de setembro) do Programa Filhos no Campo. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com o Sindicato Rural de Cuiabá, Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), e Fazenda 5 Estrelas (39 km da Capital).

 

De acordo com o analista de Projetos Técnicos do Senar-MT, Garibaldi Júnior, responsável pelo Programa, o Filhos no Campo tem a finalidade de aproximar as crianças que vivem nas cidades nas ações desenvolvidas no espaço rural. “O objetivo do programa é mostrar para as crianças residentes nas áreas urbanas o trabalho do homem do campo. Como um produtor rural no dia a dia atende a necessidade do pessoal que mora na cidade, principalmente no tocante a produção de alimentos”, explica. “Com o programa a criança tem a oportunidade de acompanhar a atividade da fazenda produtiva”, afirma.

 

Divididos em turmas de 40 alunos, os estudantes visitam as propriedades e conhecem o cotidiano das pessoas que lá residem, como a produção de alimentos, cuidado com os animais e a relação com o meio ambiente. Os estudantes também participam de atividades lúdicas e recreativas.

 

A primeira escola a visitar a Fazenda 5 Estrelas foi a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Liberdade, nesta segunda-feira (01.09). Na terça-feira (02.09) será a vez da turma da EMEB Marechal Candido. Na quarta-feira (03.09) a EMEB Ministro Marcos, na quinta-feira (04.09) EMEB Dejani Ribeiro e na sexta-feira (05.09) a EMEB, Senador Darcy Ribeiro.

 

Em 2014 o programa chega a sua terceira edição. Nas duas edições anteriores cerca de 3 mil crianças já foram atendidas pelo Filhos no Campo. Neste ano a meta é realizar 100 turmas, beneficiando mais 4000 estudantes.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. Curta a Fan Page do Senar-MT no facebook (www.facebook.com/SenarMt).