No mês de setembro o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) começa a atender suinocultores de Nova Ubiratã (394 km de Cuiabá). Em parceria com o Sindicato Rural, a instituição irá realizar 11 turmas do Programa Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) que irão capacitar os trabalhadores da Fazenda Água Limpa.
De acordo com o analista de projetos técnicos do Senar-MT, Wlademiro Pereira Neto, responsável pelo programa em Mato Grosso, o PNDS já capacitou cerca de 150 pessoas no Estado. O programa é realizado em seis módulos que envolvem todo o processo. O produtor pode solicitar a qualificação completa, de 104 horas ou dividida em módulos (Toda Granja-24h, Reprodução-24h, Maternidade-20h, Creche-12h, Recria e Terminação-08h, e ainda Fábrica de Ração-16h).
“Dentro do programa os treinamentos mais demandados são Maternidade, respondendo por 30% da procura e Toda Granja, que representa 23% das solicitações feitas”, destacou o analista.
Além de Nova Ubiratã, o PNDS já capacitou em 2014 trabalhadores em Tapurah, Sinop, Primavera do Leste e Nova Mutum. No ano passado o Senar-MT realizou 48 turmas e atendeu 664 pessoas nos municípios de Nova Mutum, Tapurah, Diamantino e Campo Verde.
Nacionalmente o PNDS é idealizado pela Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) suas entidades estaduais, Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Sebrae Nacional.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Facebook. Curta a Fan Page da instituição (www.facebook.com/SenarMt).