Sessenta e seis participantes do Projeto Parceria Rural Agricultura, sendo três mulheres, concluem o treinamento de Operador de Máquinas Agrícolas nesta quarta-feira (27.08). Esta foi a sexta edição do projeto em 2014, que desta vez contemplou o município de Apiacás, a cerca de 700 quilômetros de Cuiabá. A ação é desenvolvida pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).
O treinamento de Máquinas Agrícolas tem como objetivo formar pessoas que entendam de manutenção e saibam manusear um equipamento de grande porte usado em lavouras. As aulas se dividem em teóricas e práticas, com carga horária de 108 horas aula. A qualificação é ofertada gratuitamente à população, desde que o participante tenha mais de 18 anos e possua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
“A qualificação é uma oportunidade de transformação na vida da pessoa e por isso o Senar-MT participa do projeto. A instituição colabora disponibilizando um instrutor credenciado que ministra 16 horas do treinamento ‘Correção e manejo do solo'”, explica a gerente de Educação Profissional Rural da entidade de ensino, Tatiane Perondi.
Para muitos o curso se tornou um divisor de águas. Fábio Eduardo Matias Lima conta que viu sua vida mudar após a qualificação. “Antes eu trabalhava em uma usina de álcool e agora faço manutenção e assistência técnica das máquinas da John Deere. Vi meus ganhos triplicarem e ainda tenho a opção de trabalhar como operador do equipamento”, disse.
A oportunidade de mudança de vida também é agarrada por mulheres. A atividade ligada ao manuseio de máquinas agrícolas já foi eminentemente masculina, entretanto, hoje elas possuem lugar cativo na qualificação. “Já tivemos turmas que tinham metade de alunos do sexo feminino e muitas além de demonstrarem desenvoltura com a máquina, também tiveram novas oportunidades profissionais”, disse a superintendente de qualificação profissional da Setas-MT, Elzira de Jesus.
A secretaria-adjunta de Trabalho e Emprego da Setas-MT, Clélia Borges, avalia que o sucesso do projeto se deve à formação de parcerias. “Empresas como a Case IH, John Deere, Basf, Empae, as prefeituras municipais e o Senar foram e continuam sendo indispensáveis na execução do Projeto Parceria Rural Agricultura. Em atuação desde 2003, temos orgulho em sermos responsáveis pela qualificação de mais de 11 mil trabalhadores”, enfatizou.
QUALIFICAÇÃO – Até o final do ano os parceiros têm a meta de atender 10 municípios, com 120 vagas cada, dando oportunidade a 1200 pessoas de se qualificarem. Neste ano a Parceria Rural Agricultura já passou por Jaciara, Alta Floresta, Campo Verde, Porto Alegre do Norte, Campos de Júlio e Apiacás. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 65 3613 – 5719.