De acordo com o presidente do sindicato rural Gilmar Del’Osbel a área plantada com lavoura no município de Querência chega a 335 mil hectares. Segundo ele, a região tem pelo menos 20 secadores de grãos já instalados e vários outros em construção. “A demanda por mão de obra capacitada é grande, mas além da qualificação, o setor precisa de profissionais certificados”.
A parceria entre sindicato rural e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) oferece dezenas de treinamentos que ajudam a minimizar a falta de mão de obra qualificada. O Senar-MT oferece cerca de 40 treinamentos para a cadeia produtiva da soja e do milho e tudo é gratuito. Os interessados devem procurar o Sindicato Rural de seu município para verificar a possibilidade de vagas nas próximas turmas previstas. Mais informações sobre os treinamentos entre em contato com o sindicato rural de seu município ou acesse o site WWW.senarmt.org.br.
Além dos trabalhadores, os produtores rurais e até mesmo os gerentes e administradores das fazendas, buscam cursos para o setor de secagem de grãos. Cristian Pedro Boesing é um destes produtores. Ele fez recentemente o treinamento de Secagem e Operação de Secadores de Grãos porque está interessado em conhecer todo o processo.
Cristian também levou Noli Zonta que é o gerente de sua propriedade para participar do treinamento do Senar-MT. Segundo ele, além de aprender as técnicas para secar o grão, neste treinamento, os participantes também têm noções de ética e cidadania, saúde e segurança no trabalho e meio ambiente. Além disso, os participantes também estudam as características físicas dos grãos, colheita, pesagem, descarga da moega, princípios de secagem e tipos de secadores.
O instrutor credenciado junto ao Senar-MT, Amarildo Ribeiro Portão conta que o mercado é promissor e que pelo menos 80% dos alunos que fazem o treinamento de Secagem e Operação de Secadores de Grãos mesmo antes da conclusão já estão empregadas. “A procura por profissionais qualificados é muito grande”.
É o caso do operador de secador Marciano Oliveira da Conceição que já trabalha na área há cerca de sete anos. Ele conta que este é o terceiro treinamento oferecido pelo Senar-MT que ele faz nos últimos anos. “Meu objetivo é saber das novidades sobre o setor. Opto pelo Senar-MT porque as informações são claras, objetivas e, assim fica muito fácil de assimilar o conhecimento”.
Em Querência, a base da economia passa por uma transição da pecuária para a lavoura, os treinamentos mais demandados junto ao sindicato rural do município são aqueles relacionados com a cadeia produtiva da soja e do milho. Além destes, os cursos voltados para o setor de máquinas e implementos agrícolas também são bastante demandados.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).