A sociedade rosariense se encontrou na Praça Manoel Loureiro na noite do último sábado (16.08). O local, que fica no centro do município, foi escolhido como palco para a realização do projeto Cine Senar Claro HDTV. A iniciativa cultural é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Sindicato Rural de Rosário Oeste e empresa Claro.
Cerca de 2000 pessoas compareceram à sessão grátis de cinema ao ar livre. Entre elas o aposentado Divino Marques da Silva, 61 anos, que levou as sobrinhas Lauane (11), Bruna (10) e Aline (7) para assistirem ao filme “Frozen: Uma Aventura Congelante”.
Antes do filme começar, as meninas aproveitaram e preencheram cupons para concorrerem à prêmios, brincaram no pula-pula e se deliciaram com pipoca e algodão doce, isso tudo sem gastar um tostão. “Se não tivesse o cinema na praça, agora já estariamos dormindo”, brincou Seo Divino. “Gostei de tudo, principalmente da pipoca”, afirmou Bruna, a mais falante das sobrinhas do aposentado.
A professora Laura Silva, 28, levou a filha Samira de cinco anos para o cinema na praça. “Fiquei sabendo pelo pessoal da escola da minha filha como ela pediu para vir na ‘festinha’ na praça eu trouxe”, contou. “Rosário precisa muito de eventos como este”, completou enquanto aguardava na fila para receber o saco de pipocas.
Dona Georgina da Silva, 70 anos, foi acompanhada da filha, da nora e quatro netos. “Essas coisas a gente não pode perder”, comentou a aposentada. “Rosário é muito carente e a criançada gosta de diversão”, avaliou.
A jovem Mara Alves, 28, ficou sabendo que haveria o Cine Senar Claro HDTV pelo Sindicato Rural de Rosário Oeste. Ela já participou de treinamentos da entidade de ensino rural e aprovou a iniciativa cultural. “O Senar já expande o conhecimento através dos cursos que oferece. Eu mesmo já fiz o de Derivados do Leite que foi muito bom”, lembrou. “E agora com esse projeto ajuda na ampliação do acesso a cultura. Achei muito boa essa ideia”, elogiou.
O presidente do Sindicato Rural de Rosário Oeste, Euclides Maciel, disse que valeu a pena correr atrás de licença da prefeitura para usar a praça, divulgação do evento, banheiros químicos e tudo mais. “O cinema foi um sucesso”, avaliou. “Essa parceria entre o sindicato, o Senar-MT e a Claro é importante porque mostra que nós não estamos só preocupados com o meio rural, queremos o desenvolvimento também da sociedade urbana”.
O projeto Cine Senar Claro HDTV fará sessões de cinema ao ar livre em parceria com outros três sindicatos rurais em 2014. A próxima será dia 11 de outubro, em São José dos Quatro Marcos.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. Curta a Fan Page do Senar-MT no facebook (www.facebook.com/SenarMt).