Realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Associação de Produtores Rurais de Mato Grosso (Aprosoja-MT), o Circuito Aprosoja acontece logo mais a noite em Tapurah e, nesta sexta-feira (15), será em Nova Mutum. Esta semana a expedição já passou por Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde. Ao todo serão visitados 22 municípios. A segunda etapa acontece nas duas primeiras semanas de setembro quando serão visitados mais 10 municípios.
O encerramento do Circuito Aprosoja será no dia 24 de setembro, às 9 horas, no Auditório do Senar-MT, em Cuiabá, com um evento da etapa Universitária que começou esta semana em Sorriso. Com o tema “As oportunidades do Novo Mato Grosso”, as palestras são ministradas pelo produtor rural e consultor Eduardo Godoi. O objetivo é aproximar o setor produtivo dos futuros profissionais do agronegócio. Além de Sorriso, a etapa universitária aconteceu esta semana em Lucas do Rio Verde e em Sinop.
Assim como no evento que acontece para os produtores rurais, na Etapa Universitária, um representante do Senar-MT fala sobre a instituição, mostra os treinamentos oferecidos para cadeia da soja e do milho. "Também falamos de alguns Programas Especiais como Soja Plus, Sucessão Familiar, Academia de Liderança, Campo Aprendiz, Pronatec e outros", explica a analista de projetos Mariana Licursi.
Na etapa que reúne os produtores rurais nos municípios, o objetivo do Senar-MT é a aproximação com o homem do campo. "Queremos entender melhor a necessidade do produtor rural, ouvi-los e saber a necessidade de cada região", ressalta o analista de projetos Eduardo Silveira. O Senar-MT oferece 44 treinamentos na cadeia da soja e do milho.
Em setembro a expedição visita mais 10 municípios. Na Etapa Produtor Rural a palestra principal continuará sendo a de Luciano Pires que fala sobre liderança e aborda questões como moral e ética. Mas também haverá palestras sobre o mercado da soja e do milho e a apresentação do presidente da Aprosoja Ricardo Tomczyk que fala sobre a instituição e as ações realizadas em cada região.
PROGRAMAÇÃO DE SETEMBRO
PRIMEIRA SEMANA
Segunda-feira (1) – Campos de Julio
Terça-feira (2) – Sapezal
Quarta-feira (3) – Campo Novo dos Parecis
Quinta-feira (4) – Tangará da Serra
Sexta-feira (5) – Diamantino
SEGUNDA SEMANA
Segunda-feira (8) – Alto Taquari
Segunda-feira (8) – Nova Xavantina
Terça-Feira (9) – Barra do Garças
Terça-Feira (9) – Alto Garças
Quarta-feira (10) – Rondonópolis
Quinta-Feira (11) – Primavera do Leste
Sexta-Feira (12) – Campo Verde
ETAPA UNIVERSITÁRIA – SETEMBRO
Quarta-feira (03) – Campo Novo do Parecis
Quinta-feira (04) – Tangará da Serra
Quinta-feira (04) – Diamantino
Segunda-feira (08) – Nova Xavantina
Quarta-feira (24) – Cuiabá
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).