Com o fim da 50ª Exposição Internacional, Agropecuária Industrial e Comercial de Mato Grosso (Expoagro), em Cuiabá, no domingo (10.08), encerraram-se também as atividades do estande do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) montado especialmente para a feira agropecuária. Dos 11 dias de Expoagro, 10 contaram com oficinas e treinamentos da instituição realizados em parceria com o Sindicato Rural de Cuiabá.
Para o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho, o balanço da participação da entidade de ensino rural na feira agropecuária é positivo. Segundo ele, além de apresentar o portfólio de treinamentos da instituição para os visitantes e tirar as dúvidas sobre como acessar os cursos, ainda foram atendidas 190 pessoas em 25 oficinas (de Beneficiamento de leite – doce de leite em barra e cremoso, Beneficiamento de carne -corte e a desossa de frango, e de Beneficiamento de couro (confecção de bolsas). Outras 21 pessoas foram capacitadas nos dois treinamentos de Formação Profissional Rural (FPR) realizados durante a Expoagro,
O superintendente destaca que 2014 foi o primeiro ano que o Senar-MT e o Sindicato Rural de Cuiabá ofereceram treinamentos de 40 horas durante a Expoagro. As turmas de Produção de derivados de leite- Queijo e de Manutenção de tratores agrícolas foram formadas pelo sindicato. “Os participantes estão capacitados para o mercado de trabalho”, afirma.
Capacitação em exposições – Com a conclusão das Expoagro, o Senar-MT soma em 2014 a participação em 28 feiras agropecuárias e também a realização de oficinas durante o Festival de Pesca em Cáceres. Ainda está programada, até o final do ano, a participação da entidade em outras 15 exposições.
Para receber os participantes das oficinas o Senar-MT leva contêineres que servem como salas de aula. A exceção foi em Juína, que conta com uma estrutura física para as aulas.
Núcleos Avançados – Os sindicatos de Barra do Bugres, Tangará da Serra e Cáceres irão ofertar as oficinas do Senar nos Centros Avançados de Capacitação, que estão sendo construídos para posteriormente receberem as turmas que serão qualificadas pelos sindicatos rurais e a instituição.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. Curta a Fan Page do Senar-MT no facebook (www.facebook.com/SenarMt).