A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Sinop será o ponto de encontro do Circuito Aprosoja nesta segunda

Post Image

A equipe formada pelos profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e da Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja-MT) já estão na estrada para a segunda semana da primeira etapa do Circuito Aprosoja.  Na noite desta segunda-feira (11.08), o evento será em Sinop, a cerca de 500 quilômetros de Cuiabá. Os organizadores esperam que pelo menos 200 pessoas compareçam ao evento. 

 

De acordo com o analista de projetos do Senar-MT, Eduardo Silveira, a expectativa para esta segunda semana é que o Circuito continue cumprindo seu papel de reunir os produtores para troca de informações. "Pretendemos continuar o trabalho de aproximação com o nosso publico que é o homem do campo".

 

Na programação desta semana estão os municípios de  Sorriso, Vera, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Tapurah. "Esperamos a participação intensa dos produtores e reforçamos a importância das palestras que levam conhecimentos e novidades que servem como base para o planejamento da próxima safra", ressalta o presidente da Aprosoja, Ricardo Tomczyk.

 

Esta semana também começa o Circuito Universitário, um desdobramento do evento para os bancos das universidades. A iniciativa, lançada no ano passado, foi ampliada e terá como tema central "As Oportunidades do Novo Mato Grosso".

 

NOVA XAVANTINA – A primeira semana do Circuito foi encerrada no município de Nova Xavantina, a 650 quilômetros de Cuiabá, na última sexta-feira (8), com a presença de mais de 100 pessoas. Em Nova Xavantina, assim como nos outros municípios pelos quais a equipe do Circuito passou, as palestras dos técnicos do Senar-MT e da Aprosoja-MT chamaram a atenção dos produtores. O empresário e escritor Luciano Pires, mais uma vez, cumpriu seu papel de tirar o produtor da zona de conforto e fazê-lo pensar sobre o futuro.

 

Segundo Pires,  seu papel é lançar iscas intelectuais. “Isca não mata a fome, só abre o apetite, ou seja, fomenta essa inquietação faz o produtor pensar o que está fazendo contribuir para melhorar o setor”.  Pires falou sobre liderança que, segundo ele, é a habilidade de inspirar e provocar as pessoas a fazer acontecer. 

 

BALANÇO  – Com o tema  "O que esperar da economia brasileira e do agro a partir de 2015: Análises e Tendências", o Circuito Aprosoja já passou pelos municípios de Jaciara, Gaúcha do Norte, Querência, Canarana, Água Boa e Xavantina. Ao todo serão 22 municípios. Alguns deles também terão a realização do Circuito Universitário, uma das novidades deste ano.
 

Apesar dos cinco municípios, desta semana serem da mesma região e estarem passando por um processo de transição da pecuária para agricultura, cada um tem suas características, desafios e dificuldades diferenciadas. Além das palestras sempre realizadas a noite, a equipe ouve os produtores que falam das principais dificuldades e de suas necessidades.

 

Para o analista de projetos do Senar-MT, Eduardo Silveira que acompanhou a expedição esta semana, ouvir os produtores é primordial para entender as demandas e também para se aproximar do publico da instituição. "Falta de mão de obra qualificada foi uma demanda que ouvimos em todas as cidades por onde passamos".

 

O presidente do Sindicato Rural de Água Boa, Laércio Fernandes Fassoni acrescenta que o evento é importante porque leva informações e faz o produtor pensar. "Deu uma chacoalhada em nós. Além disso, a presença do Senar-MT nos ajuda a divulgar os treinamentos porque temos os produtores todos reunidos num só lugar e fica muito mais fácil".

 

A presidente do Sindicato Rural de Gaúcha do Norte, Neusa Cecília Wessner avalia que a presença do representante do Senar-MT no Circuito Aprosoja é necessária. "É isso que precisamos. Falar sobre as dificuldades  e já ter a solução. Como a falta de mão de obra qualificada é uma das nossas dificuldades já mostramos ao produtor os treinamentos necessários para solucionar este problema".

 

Outra opinião recorrente é que o Circuito realizado pelo Senar-MT e pela Aprosoja é importante para que os produtores recebam informações na hora certa e a tempo de  usá-las para planejar a próxima safra, discutir os problemas e as dificuldades enfrentadas pelos produtores de soja da região. "Tudo isso é muito importante porque temos períodos estabelecidos para cada coisa, ou seja, o planejamento é primordial para o nosso sucesso".

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. Curta a Fan Page do Senar-MT no facebook (www.facebook.com/SenarMt).