A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Senar-MT e Aprosoja percorrem o Estado levando informações e ouvindo o produtor

Post Image

Com o intuito de fazer o produtor rural pensar, o empresário e escritor Luciano Pires falou sobre liderança no Circuito Aprosoja que nesta quarta-feira (06.08) aconteceu em Canarana, a 830 quilômetros de Cuiabá.  Ele levou a plateia a repensar a forma de fazer o trabalho cotidiano. Pires também abordou o assuntos como moral e ética. De forma divertida ele falou sobre o dilema de fazer sobre o certo e o errado e ainda instigou produtores a ter um olhar mais amplo sobre o seu trabalho. Ele ressaltou a importância de fazer a diferença. “É preciso tomar a iniciativa e inovar sempre para se destacar”.

 

Com a presença de cerca de 150 pessoas, o evento contou com outras palestras e muita troca de informações entre profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), da Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja-MT) e os produtores rurais. Além de levar informações, os profissionais das duas entidades também estão ouvindo os produtores de cada município para identificar as demandas da região.

 

Outra palestra que prendeu a atenção do publico foi a do diretor executivo da Aprosoja, Marcelo Duarte. Com o tema Cenário de Mercados, ele falou sobre a importância da soja para Mato Grosso e destacou que este ano é de prudência. “Tudo indica que teremos uma safra recorde esse ano e consequentemente os preços estão pressionados”. Por outro lado, Duarte também levou noticias boas para os produtores de Canarana. Ele disse que o mercado continua aquecido e que os chineses continuam comprando muito. Segundo ele outra coisa boa é que este ano o cambio deve ser um dos melhores, se comparado com as últimas sete safras.

 

No Circuito Aprosoja de Canarana, o analista do Senar-MT, Eduardo Silveira mostrou os treinamentos ofertados pela instituição para a cadeia da soja e do milho e destacou que são todos gratuitos. O analista também falou sobre a estrutura da instituição e o objetivo que é entender melhor a necessidade do homem do campo. “Com o Circuito Aprosoja nos aproximamos mais do nosso publico e também podemos ouvi-los e saber qual a real necessidade de cada região”. O Senar-MT oferece  44 treinamentos na cadeia da soja e do milho.

 

Silveira falou ainda sobre os programas especiais como Soja Plus, Sucessão Familiar, Academia de Liderança, Campo Aprendiz e Pronatec. Além disso, abordou outros como o Inclusão Digital que leva ao produtor noções básicas de informática e o Mutirão Rural da Cidadania que leva serviços gratuitos de confecção de documentos como Carteira de Identidade, e carteiras de trabalho.

 

Canarana tem a produção de grãos como base da economia e, assim como todos os outros municípios pelos quais a expedição do Circuito Aprosoja já passou,tem a qualificação de mão de obras como um dos principais problemas do setor. “A presença do Senar-MT é importante para que o produtor entenda que pode solucionar este problema com os treinamento gratuitos ofertados pela instituição”,  destaca o tesoureiro do Sindicato Rural de Canarana, Oldair Sangaletti que representou o presidente Arlindo Cancian. 

 

O presidente da Aprosoja, Ricardo Tomczyk além de falar da produção de soja em Mato Grosso também abordou as ações realizadas na região do Araguaia e do surgimento de novas tecnologias no mercado da soja e do milho. Ele destacou que o Circuito Aprosoja é fundamental para que os produtores possam discutir as dificuldades enfrentadas no cotidiano e programar a próxima safra.

 

A comitiva formada por membros do Senar-MT e da Aprosoja já passou por Jaciara, Gaúcha do Norte e Querencia. A próxima parada será na noite desta quinta-feira (07.08) em Água Boa.  

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. Curta a Fan Page do Senar-MT no facebook (www.facebook.com/SenarMt).