“Secagem e operação de secadores de grãos” é o treinamento mais demandado junto ao Sindicato Rural de Querência. Nesta semana mais uma turma, com 15 participantes, ocorre no município. Este treinamento qualifica profissionais para a cadeia produtiva da soja e do milho. Segundo o presidente do Sindicato Rural, Gilmar Del’Osbel, a região vive a transição da base econômica da pecuária para a agricultura e a realização do Circuito Aprosoja, nesta terça-feira (05.08), se torna primordial para que os produtores possam discutir assuntos relacionados ao mercado e buscar soluções para as dificuldades do setor.
“Qualificação de mão de obra está entre nossas principais preocupações”, revela Del’Osbel. O presidente acrescenta que o profissional precisa ter o certificado da qualificação para exercer a profissão com segurança. “O Senar-MT é fundamental neste processo, pois qualifica e certifica o profissional”, complementa o presidente.
Com a presença de mais de 200 pessoas, o evento contou com várias palestras e muita troca de informações entre profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e da Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja-MT) com os produtores rurais da região.
O analista do Senar-MT, Eduardo Silveira foi o primeiro palestrante. Ele mostrou a estrutura da instituição de ensino rural e falou sobre os treinamentos ofertados gratuitamente para a cadeia produtiva da soja e do milho. “Queremos ouvir qual é a real necessidade do nosso público, que é o homem do campo. O Senar-MT oferece 44 treinamentos na cadeia da soja e do milho”. Vale ressaltar que todos os treinamentos oferecidos pela entidade são gratuitos.
O presidente da Aprosoja, Ricardo Tomczyk acrescenta que a demanda por qualificação para os profissionais da cadeia da soja e do milho na região de Querência é maior que em outras em função da transição da pecuária para a agricultura. “O Senar-MT tem sido muito demandado e tem cumprido o seu papel que é levar qualificação ao produtor rural”.
Além das palestras dos profissionais do Senar-MT e da Aprosoja, o empresário e escritor Luciano Pires ministrou uma das palestrantes da noite. Ele incentivou os produtores a se questionar, a olhar o seu trabalho e seu papel sob um novo ângulo. Ele aguçou a curiosidade da plateia e mostrou que é possível fazer a mesma coisa todos os dias de forma diferente. Segundo Pires, seu papel é distribuir iscas intelectuais. “Isca não mata a fome, só abre o apetite”. Ele ressalta que seu objetivo principal é fazer as pessoas ver um novo caminho e encontrar soluções para situações insolúveis. O escritor também falou sobre as várias formas de liderança, moral e ética.
A expedição segue para o município de Canarana, onde às 18 horas ocorrem as palestras do Circuito Aprosoja, no Centro de Tradições Gaúchas.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. Curta a Fan Page do Senar-MT no facebook (www.facebook.com/SenarMt).