A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Participantes aprovam oficinas realizadas pelo Senar-MT e Sindicato durante 50ª Expoagro

Post Image

Na noite de sábado (04.08), a movimentação no estande do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) preparado especialmente para a 50ª Exposição Internacional, Agropecuária Industrial e Comercial de Mato Grosso (Expoagro), em Cuiabá, ficou por conta das oficinas Beneficiamento de leite (doce de leite em barra e cremoso), Beneficiamento de carne (corte e a desossa de frango) e de Beneficiamento de couro (confecção de bolsas) ofertadas em parceria com o Sindicato Rural de Cuiabá.

 

Estas foram as três primeiras oficinas, de um total de 24 previstas para ocorrerem durante a Expoagro 2014. Cada oficina tem quatro horas de carga horária e a turma é composta por seis participantes. "É uma carga horária que atende a proposta do Senar-MT de que o participante saia com noções básicas do assunto. Para se aprofundar é preciso realizar o treinamento ofertado pela instituição, que é de 40 horas", explicou a instrutora credenciada junto ao Senar-MT, Edleuza Santos, responsável pela oficina de Beneficiamento de carne.

 

"Fiquei satisfeito com a oficina. A instrutora é muito prestativa e tirou todas as nossas dúvidas. Cada dificuldade com o corte foi pacientemente resolvida", avaliou o chacareiro Anderson Garcia, de 61 anos, um dos participantes da Oficina de corte e desossa de frango.

 

A avaliação da professora Marcilene Arruda, 29, também foi positiva em relação à Oficina de confecção de bolsas em couro bovino. "Meus pais têm um sítio no Distrito da Guia e tudo que a gente aprende aqui é praticado lá. São dicas muito úteis", resume. O instrutor Maurinho da Silva explicou que nessa oficina os participantes aprendem técnicas de passar a cola, costura e acabamento simples. "O espaço reservado para fazer o treinamento está muito bom. O local aberto é adequado para os participantes mexerem com cola", afirmou o instrutor se referindo a tenda montado ao lado dos contêineres,que abrigam as demais oficinas.

 

A médica, Amanda Rizental, tem uma chácara em Poconé onde cria vacas leiteiras. Ela optou pela oficina de Beneficiamento de leite. "Superou minhas expectativas. Hoje estou fazendo a oficina de Doce de leite, mas meu interesse maior é na produção de queijo para aproveitar melhor o leite produzido na propriedade. O instrutor já tirou muitas dúvidas que eu tinha sobre queijo", disse.

 

Para o instrutor de Beneficiamento de leite, Marcelo Aguil, a oferta das oficinas durante feiras agropecuárias é muito válida. "A capacitação ajuda na divulgação da segurança alimentar, compartilhando conhecimento de higiene e limpeza no preparo de alimentos, melhoria na produção de matéria prima, profissionaliza o homem do campo e ainda se preocupa com a preservação ambiental, ao ensinar a reaproveitar resíduos como o soro do leite para fazer ricota , por exemplo", antecipou.  

 

Em 2014, o Senar-MT em parceria com o Sindicato Rural de Cuiabá, promove 24 oficinas de beneficiamento de alimentos (quatro horas cada) e dois treinamentos (40 horas cada) até o dia 09 de agosto durante a 50ª Expoagro. As turmas foram mobilizadas pelo sindicato, por isso para ter informações sobre estas oficinas e demais treinamentos realizados durante o ano todo, procure o Sindicato pelo telefone  3623-0554.

 

Nesta segunda-feira (04.08) começam os treinamentos de Produção de derivados de leite e de Manutenção de tratores agrícolas. Todas as aulas são realizadas no estande do Senar-MT,  localizado no Parque de Exposição Senador Jonas Pinheiro, próximo ao pavilhão de leilões.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. Curta a Fan Page do Senar-MT no facebook (www.facebook.com/SenarMt).