Com o objetivo de facilitar o acesso das comunidades rurais a diversos serviços como a confecção de documentos, boletim de ocorrência e outros, a equipe do Mutirão Rural da Cidadania visita mais três municípios nos próximos dias. Na quinta-feira (24), a equipe estará em Juara, no sábado (26) em Porto dos Gaúchos e nos dias 28 e 29 de julho no município de Brasnorte.
Além dos documentos, o Programa do Mutirão Rural da Cidadania também oferece gratuitamente atividades de esporte e lazer, Programa Rede Cidadã e várias outros serviços. O objetivo é oportunizar ações que visem o desenvolvimento da cidadania aos produtores e trabalhadores rurais, principalmente às comunidades rurais carentes e menos assistidas.
Em 2014, a equipe do Mutirão visitou várias aldeias indígenas como a Pimentel Barbosa, localizada no município de Canarana, a São Marcos, de Barra do Garças, Marechal Rondon, em Paranatinga e a Merure, de General Carneiro. Até o fim deste ano a equipe leva os serviços a diversas outras comunidades.
No ano passado foram realizados 112 mutirões, beneficiando 30.974 pessoas com 322.514 atendimentos. Além dos sindicatos, prefeituras e a Setas são parceiros do Senar-MT a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Polícia Técnica (Politec), o Sistema Nacional de Empregos (Sine), e vice-governadoria, através da Superintendência de Assuntos indígenas.
PROGRAMAÇÃO
24 – Quinta-feira – Juara
26 – Sábado – Porto dos Gaúchos
28 – Segunda-feira – Brasnorte
29 – Terça-feira – Brasnorte
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Facebook, curta a Fan Page da instituição (www.facebook.com/SenarMt).