A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Demanda por treinamentos aumenta em Gaúcha do Norte

Post Image

Com um ano e três meses a frente do Sindicato Rural de Gaúcha do Norte (561 km de Cuiabá), Neuza Wessner está feliz da vida. A presidente comemora a conclusão das obras da sede do Sindicato Rural, que ganhou um plenário. "Agora temos um ambiente próprio para nossas reuniões e adequado para os treinamentos", contou durante a visita que fez ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).

 

A presidente foi recebida pelo superintendente da instituição, Tiago Mattosinho, pelo assessor de Qualidade no atendimento ao cliente, Benedito Almeida, e pela coordenadora executiva Vera Lúcia. Entre outros assuntos, Neuza destacou o aumento da procura por treinamentos realizados pelo sindicato em parceria com o Senar-MT na região. "A procura por capacitação tem crescido muito, afinal Gaúcha do Norte é um município em desenvolvimento, então as demandas aumentam de acordo com a necessidade do próprio município".

 

De acordo com a presidente, a região passa por mudança da sua base econômica, antes voltada para a pecuária e agora o município observa a chegada da agricultura, principalmente com lavouras de soja. A mudança da base econômica tem alterado também as demandas junto ao Sindicato. "Um exemplo são os treinamentos da área de mecanização. A pecuária não exige esse tipo de profissionalização e na agricultura é fundamental a mão de obra capacitada em maquinário, correção de solo e muitos outros cursos que o Senar-MT  oferece para a área".

 

Neuza destaca a importância da parceria entre o Sindicato Rural e o Senar-MT para garantir a capacitação da mão de obra rural. “Esta parceria é essencial. Sem o Senar não teríamos esses cursos. O catálogo de treinamentos da instituição é bem amplo e atende todas as cadeias produtivas”, elogia.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. Curta a Fan Page NO Senar-MT no Facebook (www.facebook.com/SenarMt).