Na próxima quinta-feira (26), o Mutirão Rural da Cidadania acontece em Curvelandia. Já na sexta-feira (27), os serviços serão oferecidos em Mirassol D’Oeste e no sábado (28) será em Cáceres. A população rural terá acesso aos serviços gratuitos como confecções de documentos (RG e CPF), registro de Boletim de Ocorrência, programa Rede Cidadã, atividades de esporte, lazer e várias outras ações.
O Mutirão Rural da Cidadania é desenvolvido pelo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT ) em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Sindicatos Rurais e prefeituras. “No início deste ano este programa já passou por mais de 10 aldeias indígenas”, ressalta o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho.
Nos meses de março e maio deste ano o programa priorizou o atendimento às comunidades indígenas do Estado. O analista Garibaldi Toledo Junior acrescenta que foram beneficiados os Xavantes da Aldeia Pimentel Barbosa, de Canarana, da Aldeia São Marcos, de Barra do Garças, da Marechal Rondon, em Paranatinga e os Bororos da Aldeia Merure, de General Carneiro em março. Já em maio foram atendidos os indígenas das Aldeias do Xingu.
Garibaldi conta que os parceiros oferecem gratuitamente diversas ações e serviços durante evento realizado em comunidades rurais, indígenas, quilombolas e ribeirinhas de Mato Grosso. Dificilmente estas comunidades têm acesso a serviços oferecidos nas cidades que na maioria das vezes fica longe das comunidades rurais.
Ano passado – Em 2013 foram realizados 112 mutirões, beneficiando 30.974 pessoas com 322.514 atendimentos. Além dos sindicatos, prefeituras e a Setas são parceiros do Senar-MT a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Polícia Técnica (Politec), o Sistema Nacional de Empregos (Sine), e vice-governadoria, através da Superintendência de Assuntos indígenas.
PROGRAMAÇÃO
É importante enfatizar que esta programação pode ser alterada de acordo com a demanda dos parceiros
26.06 – Curvelândia
27.06 – Mirrasol D’Oeste
28.06 – Cáceres
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).