Nesta quinta-feira (12.06), o presidente do Sindicato Rural de Dom Aquino (128 km de Cuiabá), Vanderlei Amaro de Almeida, entregou ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) a prestação de contas referente a Exposição Agropecuária de Dom Aquino (25ª Expovale). O evento aconteceu entre 5 e 8 de junho e teve uma programação bem diversificada que inclui seis oficinas com o objetivo de qualificar a mão de obra para o campo.
Com a prestação de contas completa, o presidente destacou que o manual feito pelo Senar-MT, este ano, facilitou muito o processo de prestação de contas. O manual facilitou e deu celeridade às ações. Assim, todos os presidentes que já prestaram conta em 2014 têm recebido elogios.
Vanderlei Amaro de Almeida contou ainda que as oficinas realizadas durante a exposição também chamaram a atenção dos visitantes. Durante a 25ª Expovale os visitantes tiveram a oportunidade de fazer oficinas de Manutenção de Tratores Agrícolas e Beneficiamento de Leite.
Dom Aquino tem atualmente uma economia bastante diversificada. Além da produção de agrícola e da bovinocultura de corte e de leita, a região também é rica na produção de água mineral.
A história do município é rica e cheia de peculiaridades. Vale ressaltar que primeiro telégrafo do Estado de Mato Grosso foi edificado pelo Marechal Cândido Rondon na cidade de Dom Aquino, mais precisamente no Distrito de Coronel Ponce. O nome do município é uma homenagem a Dom Francisco de Aquino Correia que foi Arcebispo de Cuiabá e teve uma contribuição de destaque no desenvolvimento da região.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Facebook, curta a Fan Page da instituição (www.facebook.com/SenarMt).