A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Técnicas qualificam instrutores do Programa Empreendedor Rural

Post Image

Diagnóstico, planejamento agropecuário, estudo de mercado, engenharia de projetos e desenvolvimento humano são alguns dos conteúdos abordados no segundo módulo do treinamento para instrutores do Programa Empreendedor Rural (PER) que ocorreu na útima semana, em Florianópolis (SC).

 

Os conteúdos relacionados à área de desenvolvimento humano são aplicados por meio de oficinas e atividades com uso da metodologia do Ciclo de Aprendizagem Vivencial. Participam desta capacitação profissionais que atuam no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) nos estados do Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Sergipe, Rio Grande do Norte e Distrito Federal.

 

"Percebemos uma grande evolução no aprendizado e no comportamento dos instrutores em relação ao primeiro encontro. É nítida a transformação e melhora deles no desenvolvimento das oficinas e atividades propostas pelos facilitadores. Notamos que o interesse de muitos deles vai facilitar o trabalho que eles fazem ou vão fazer a campo, podendo melhorar até o desenvolvimento de outros programas realizados por eles no Senar-Central", avalia o assessor técnico do Senar-Central, Igor Borges. 

 

Para o analista de Formação Profissional Rural do Senar Rio Grande do Sul, Fernando Batista Luz, "os fundamentos que são desempenhados na metodologia do PER,  projeto técnico, gestão do conhecimento e desenvolvimento humano formam uma importante ferramenta para auxiliar o produtor rural a melhor gerir sua propriedade. O programa aborda temas primordiais como a motivação, sucessão, além de diagnóstico e planejamento estratégico da propriedade".

 

Rafaella Moreira Tognietti, técnica pedagoga do Senar Mato Grosso, destaca que o segundo encontro trouxe a oportunidade dos participantes desenvolverem o planejamento estratégico de propriedades. "Aprendemos ferramentas para transpor as informações da fase do diagnóstico para o planejamento. Tivemos um excelente aproveitamento, pois além de desenvolver a parte do projeto, tivemos um avanço nos conteúdos de desenvolvimento humano", afirmou. A pedagoga foi acompanhada pelo analista do Senar-MT, Eduardo Silveira.

 

De acordo com um dos facilitadores do treinamento, Gumercindo Fernandes, os instrutores têm demonstrado grande comprometimento com o curso, o que tem facilitado o repasse do conteúdo. Para ele, "com o objetivo de levar ao homem rural uma visão da importância da gestão no agronegócio, o PER vem trabalhando o componente de gestão rural e análise econômica da sua atividade, complementando a sua formação mais ampla de participação no setor do agronegócio".

 

Após o terceiro módulo, que está previsto para julho, os instrutores estarão prontos para aplicar o PER em seus respectivos estados.