A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Em Tangará da Serra, programa atenderá 1.300 crianças até junho

Post Image

Proporcionar às crianças que vivem no meio urbano o contato com o meio rural e a produção agropecuária é o principal objetivo do programa Filhos no Campo, que até junho atenderá, mais de 1.300 crianças de 7 a 12 anos matriculadas em 33 turmas de escolas das redes pública municipal e estadual e particulares de Tangará da Serra.

 

O programa, que surgiu em Matupá, é realizado em Tangará da Serra pelo Sindicato Rural e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) no Espaço Chico Bento, na comunidade São José, a 4 km do perímetro urbano.

 

Na última terça-feira, as atividades contaram com a participação dos alunos da Escola Estadual Emanuel Pinheiro. Segundo o instrutor Samuel Pretto Freitas, do Senar-MT, o aproveitamento das crianças tem sido mais que satisfatório. "As atividades são atrativas e esclarecedoras, com informações importantes sobre a relação do meio rural com a cidade", disse.

 

As crianças chegam logo cedo ao Espaço Chico Bento. Depois de ganharem camiseta do programa, são instruídas sobre regras de comportamento, realizam atividades físicas de alongamento e tomam café da manhã típico de fazenda. Em seguida, são levadas a conhecer as atividades da fazenda, num contato direto com a criação de animais, hortas e tarefas diversas relacionadas ao campo.

 

Ao meio-dia, é servido um almoço preparado em fogão à lenha e, em seguida, todos descansam. À tarde, as crianças recebem instruções com material audiovisual e interatividade com o instrutor. Há também passeio a cavalo e ordenha. O retorno se dá até por volta das 16h.

 

O programa foi lançado em 2012 e, no ano passado, atendeu cerca de mil crianças em Tangará da Serra. Em 2014, as atividades tiveram início em abril e será encerrado no dia 6 de junho.

 

Cáceres

O programa também teve início nesta terça (27) em Cáceres. O Sindicato Rural de Cáceres realizará ao todo 30 turmas. "Este projeto marca um dia diferente para crianças na faixa etária de 7 a 12 anos. Vai dar uma visão prática do que realmente acontece no campo. Além disso, estabelece o vínculo com a natureza, porque hoje as crianças estão voltadas para o uso de computadores", afirma o presidente do sindicato, Márcio Paes da Silva de Lacerda.

 

Cuiabá

Na capital, o programa é realizado pelo Sindicato Rural de Cuiabá e Senar-MT em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME). Nesta semana, os alunos que participarão do programa são das escolas da rede municipal: Antonia Tita (26/5), Gracildes (27/5), Nova Esperança (28/5), Silva Freire (29/5) e Silvino Leite (30/05).

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).