A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Senar-MT divulga Programa Leite de Qualidade em evento

Post Image

No último sábado (24) a equipe técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) participou do dia de campo – Mato Grosso,  o futuro da pecuária leiteira,  realizado na fazenda Olho D'Água, do Grupo Cinco Estrela. Além da apresentação do analista do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT),  Wlademiro Neto sobre o Programa de Produção de Leite de Qualidade –  Leite Legal,  o evento contou com diversas outras palestras técnicas.

 

O analista Wlademiro Neto revela que em 2013, o Leite Legal qualificou 169 pessoas e a meta para 2014 é levar o programa para pelo menos mais 1500 propriedades. Nos primeiros quatro meses de 2014, a equipe do Senar-MT já  visitou dezenas de municípios divulgando o Programa e a importância de se ter um leite de qualidade em Mato Grosso.

 

Este ano já foram realizados treinamentos do Programa de Produção de Leite de Qualidade nos municípios de Pontes e Lacerda, Campinapolis, Pedra Preta, Salto do Céu, Araputanga e Alto Araguaia. Desde o início do programa em 2013, já foram realizadas 15 turmas, qualificadas 216 pessoas em 166  propriedades que desenvolvem a pecuária de leite no Estado.

 

O pecuarista  Getulio Vilela, proprietário da fazenda Olho D’água, onde foi realizado o dia de campo,   trabalha para tornar Mato Grosso uma das maiores bacias produtoras de leite do Brasil.  Ele investe em genética de ponta para criar  um rebanho cada vez mais produtivo, resistente e fértil.

 

Mato Grosso é um Estado promissor e está em pleno desenvolvimento econômico, ocupa o primeiro lugar na lista dos maiores produtores de grãos e tem um rebanho comercial de 29 milhões de bovinos.  Mas não é só isso, o Estado também tem várias cadeias produtivas importantes que já se destacam no cenário nacional.

 

A bovinocultura de leite é uma delas.  Um estudo feito pelo Instituto Mato-Grossense  de Economia Agropecuária (Imea) revelou que Mato Grosso tem cerca de 20 mil propriedades rurais que desenvolvem a atividade. Vale ressaltar que boa parte da ordenha ainda é manual e a maioria das propriedades se enquadra como pequenas e médias. 

 

Atualmente, o principal desafio da cadeia produtiva da bovinocultura de leite é melhorar a qualidade do produto. Além do Programa de Produção de Leite de Qualidade, a equipe técnica do Senar-MT trabalha na formatação de novos programas e treinamentos para a cadeia produtiva do Leite. Também participaram do dia de Campo na Fazenda Olho D'Água o  coordenador da equipe de projetos técnicos,  Armando Urenha Junior e o supervisor da Regional do Senar Cuiabá, Natalino Márcio.

 

Filhos no Campo –  Getulio Vilela também é parceiro do Senar-MT no programa Filhos no Campo.  Ao longo do ano ele recebe alunos de várias escolas.  As crianças têm a oportunidade de conhecer melhor a vida no campo. Em 2013 o programa Filhos no Campo atendeu 1.960 crianças e só no primeiro semestre de 2014 serão cerca de 2.500 crianças nos municípios de Cuiabá, Tangará da Serra, Peixoto de Azevedo e  Matupá.