Complementar os conhecimentos sobre segurança no trabalho foi o que levou Elaine Aparecida Cimadon Bottan, produtora do Grupo Adriana em Campo Verde, a participar do treinamento de “Qualidade de Vida – Saúde e Segurança no Trabalho Rural”, que ocorreu no município nos dias 12 e 13 de maio. Desde o dia 5 de maio, tiveram início as turmas do treinamento neste ano.
O treinamento, que dura dois dias (16 horas) é uma das cinco fases que compõem o Soja Plus, um programa da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais. As outras quatro etapas são denominadas Melhores práticas agrícolas, Viabilidade econômica, Qualidade do produto e Responsabilidade social.
Na opinião dela, é um conhecimento essencial para o produtor, que não pode ficar por fora das normas de segurança. “Já estávamos fazendo muito do que o instrutor falou em nossa propriedade, mas veio para somar ainda mais, pois levei comigo mais quatro colaboradores, dentre gerentes e encarregados para que entendam a necessidade do uso dos equipamentos e do cumprimento das normas”, diz a produtora.
Levantar as questões de segurança no trabalho, normas trabalhistas e previdenciárias são alguns temas do treinamento, segundo Ademir de Souza Porto, um dos instrutores credenciados ao Senar-MT que ministram o treinamento. Ensinar o produtor a ser organizado com relação à segurança em sua propriedade é o principal objetivo do treinamento. “Tudo que não estiver conforme as normas regulamentadoras geram possíveis multas, que têm um custo alto, fazendo o produtor perder dinheiro. Se ele tiver conhecimento do que é o certo e praticar, o dano vai ser muito menor”, afirma.
Neste ano, o curso já foi ministrado para 70 alunos, em cinco turmas distintas, nas cidades de Diamantino, Campo Verde, Campos de Júlio e Canarana. “Aplicamos este módulo desde 2011. Entre cursos e oficinas de saúde e segurança no trabalho, já capacitamos mais de 1.000 produtores em todo o estado”, destacou Cid Sanches, gerente de planejamento da Aprosoja-MT.
Ainda há vagas para os produtores rurais e gestores que desejam participar das turmas que serão realizadas nos próximos dias: Nova Mutum (26 e 27/5), São José do Rio Claro (28 e 29/5), Sinop (2 e 3/6), Sorriso (4 e 5/6) e Tapurah (9 e 10/6). Para se inscrever, procure o Sindicato Rural de seu município. Os contatos estão no site: www.sistemafamato.org.br/portal/sindicatos .
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).