A CASA DA FAMÍLIA RURAL

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Açougueiro abre o próprio negócio após se qualificar

Post Image

Três palavras não saem da cabeça de um empreendedor: determinação, ação e resultado. "Determinação para abrir seu próprio negócio, ação para fazer acontecer e o resultado garantido no final", explica o economista e mestre em Administração e Gestão Financeira, Gaspar Jacobina Turíbio.

 

Ele conta ainda que quem sonha em abrir um negocio não pode ficar paralisado por causa da concorrência. "A concorrência deve servir como um incentivo para inovar sempre, pois só os que apresentam algo diferente dos demais são os que têm mais chance de sucesso". Turíbio destaca que outro fator importante para o sucesso de um micro empreendedor é o investimento na qualificação.

 

E quando o assunto é qualificação o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) oferece mais de 160 treinamentos, todos de forma gratuita. Ao todo estes cursos atendem a demanda das 14 principais cadeias produtivas do Estado. A instituição qualifica profissionais para atuar em vários setores incluindo máquinas e implementos agrícolas, produção de grãos,  bovinocultura de carne e de leite,  agroindústrias e  outros .  

 

Mesmo sem receber as dicas do economista, o morador de São José do Rio Claro (313 km de Cuiabá), João Batista do Nascimento, 43, depois de fazer um treinamento do Senar-MT onde além de aprender a técnica para a produção de embutidos também teve noções de empreendedorismo transformou sua vida e tem seu próprio negócio.

 

João Batista inaugurou a Casa de Carne Vitória e há seis meses ele e a esposa, Marli do Nascimento, vendem produtos fabricados por eles mesmos. O negócio só foi possível depois que João Batista participou do treinamento Transformação Caseira de Produtos de Origem Animal em Embutidos e Defumados de Carne Suína.

 

O treinamento de 40 horas foi realizado pelo Sindicato Rural de São José do Rio Claro em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em novembro de 2013. "Soube do curso por um amigo que já tinha participado de um treinamento do Senar, como ele elogiou o curso resolvi fazer", conta. "Eu trabalhava como açougueiro em um mercado na cidade, queria melhorar de vida e com as técnicas ensinadas pela instrutora do Senar, Sueny Garcete, vi essa oportunidade", completa.

 

Segundo o empreendedor, antes do treinamento não tinha a menor ideia de como se fabricava um salame italiano, campeão de vendas da casa de carne. "A instrutora nos ensinou de forma bem simples e clara como usar os condimentos, a importância deles para o embutido, em que proporção. Aprendi tudo no curso", enfatiza. 

 

Além do salame, João Batista aprendeu a fabricar linguiça toscana, linguiça calabresa, linguiça mista, copa, processo de defumação, armazenamento, embalagem, noções de gestão (administração, comercialização, marketing) entre outros itens. "Hoje já até consigo adaptar uma receita e criar um produto diferenciado, que é muito bem aceito na região", revela ao comentar sobre sua inovação: uma linguiça mista defumada. "Nela uso mais carne bovina do que suína", abre o jogo.

 

Depois da primeira capacitação feita por meio do Sindicato e Senar-MT, João Batista já se qualificou no treinamento "Transformação Caseira de Produtos Embutidos, Defumados e Beneficiamento da Carne do Frango" e "Fabricação Caseira de Produtos de Higiene e Limpeza". Nesses dois treinamentos fez questão de que a esposa participasse.

 

"Todo conhecimento agrega valor. Os produtos de origem animal que aprendo a transformar nos cursos vendo na casa de carne e esses produtos de limpeza ajudaram a economia com a higienização do ambiente", comenta.

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).